Identificação de STEC (Escherichia coli produtora de toxina shiga) em psitacídeos criados como pets: potencial zoonótico e risco para saúde pública

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. M. Gioia Di Chiacchio
P. C. B. Pereira
F. H. Martins
M. P. V. Cunha
M. R. Franzolin
T. Knöbl

Resumo

Introdução: Dentre os psitacídeos criados como pets, destacam-se as calopsitas (Nymphicus hollandicus) e periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus), por serem dóceis, companheiros e possuírem plumagem colorida exuberante. Embora os benefícios decorrentes da presença dessas aves em ambiente doméstico seja reconhecido, pouco se conhece sobre os riscos de transmissão de zoonoses. A emergência e reemergência de zoonoses obrigamnos a reavaliar conceitos e expectativas. Escherichia coli é uma bactéria Gram-negativa, anaeróbia facultativa pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo o micro-organismo mais estudado em todo o mundo. É isolado em diversos sítios do corpo humano e animal, causando diarreias, infecçõ es urinárias, pulmonares, neurológicas, entre outras. Alguns sorotipos de E. coli são considerados diarreiogênicos e as técnicas moleculares são úteis na identificaçã o dos componentes genéticos de virulência.

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar a presença de STEC (E. coli diarreiogênica produtora de toxina Shiga) em fezes de calopsitas e periquitos-australianos. Material e métodos: 126 amostras de fezes de aves domiciliadas na cidade de São Paulo foram colhidas com o auxílio de suabes estéreis, sendo 67 de calopsitas e 59 de periquitos-australianos. O material foi transportado para o laboratório sob refrigeração, submetido à cultura bacteriológica, seguida da identificação pela morfologia e série bioquímica. Após a extração de DNA, foi realizada a pesquisa dos genes eae, stx1 e stx2 pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Foram identificadas 83 colônias de Escherichia coli. Destas, 8/83 (9,6%) foram classificadas como STEC, positivas para o gene eae e stx2, sendo três isoladas de calopsitas (3/48) e cinco de periquitos (5/35). Resultado: Os resultados revelaram uma frequência de ocorrência de 6,3% de STEC em aves pets, com percentual de 4,47% em calopsitas e 8,47% em periquitos. Amostras que apresentam o perfil genotípico stx2 + eae são comumente associadas a quadros severos de infecção humana, como colite hemorrágica e síndrome hemolítica urêmica. A despeito dos bovinos serem o reservatório natural de linhagens que produzem a toxina stx2, esta já foi descrita em aves comerciais. STEC representa risco potencial para a saúde humana. Devido à crescente procura de psitacídeos como animais de estimação, principalmente por crianças e adolescentes, são necessários novos estudos sobre os riscos zoonóticos relacionados às aves de estimação.

Conclusão: A técnica de PCR foi um instrumento importante para a detecção dos genes eae e stx2, demonstrando que os psitacídeos são potenciais fontes de infecção de STEC.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gioia Di ChiacchioR. M.; PereiraP. C. B.; MartinsF. H.; CunhaM. P. V.; FranzolinM. R.; KnöblT. Identificação de STEC (Escherichia coli produtora de toxina shiga) em psitacídeos criados como pets: potencial zoonótico e risco para saúde pública. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 37-37, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI