Estudo retrospectivo de casos de Giardia spp. em cães e gatos atendidos na rotina do laboratório de enfermidades parasitárias dos animais da FMVZ/Unesp-Botucatu SP (2010-2012)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Giovanna Cristina Brombini
Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt
Gisele Junqueira
Raimundo Souza Lopes

Resumo

Os animais de companhia, em especial cães e gatos trazem benefícios para o desenvolvimento físico, social e emocional do homem, porém esses animais podem ser fontes de agentes etiológicos de doenças. A Giardia spp é uma enteroparasitose zoonótica muito comum que pode manifestar gastroenterite, infectar mamíferos e aves. Sendo um parasita de veiculação hídrica, é de suma importância a prática de hábitos higiênicos e sanitários, como a destinação correta das fezes dos animais de companhia e o consumo de água potável. Com o objetivo de investigar a prevalência de Giardia spp, foi realizado levantamento enteroparasitológico de cães e gatos atendidos na rotina do Laboratório de Enfermidades Parasitárias dos Animais da FMVZ/Unesp-Botucatu. Durante 2010 e 2012 foram realizados 3001 exames coproparasitológicos pela técnica de Centrifugação – Flutuação – Faust. No ano de 2010 foram examinadas 605 amostras de diferentes espécies sendo 38,3% canídeos dos quais 0,58% positivos para Giardia spp.; e 0,6% amostras de felinos sendo 4% positivas Giardia spp. Em 2011 foram examinadas 1012 amostras de diferentes espécies sendo 34,7% canídeos dos quais 3,4% positivas para Giardiaspp; e 5,9% felinos sendo 0,3% positivas. No período de 2012 foram examinadas 1.414 amostras de diferentes espécies sendo 47,6% canídeos dos quais 28,6% positivos para Giardia spp e 5,9% felinos dos quais 34,5% positivos para Giardia spp. Os resultados deste levantamento mostram que a incidência de casos positivos para Giardia spp. entre os anos de 2010 e 2012 aumentaram significativamente de maneira não gradativa, caracterizando uma doença endêmica na região de Botucatu. É importante que médicos veterinários conscientizem os proprietários a respeito de medidas preventivas higiênicas e sanitárias no controle parasitológico dos seus animais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BrombiniG. C.; SchmidtE. M. dos S.; JunqueiraG.; LopesR. S. Estudo retrospectivo de casos de Giardia spp. em cães e gatos atendidos na rotina do laboratório de enfermidades parasitárias dos animais da FMVZ/Unesp-Botucatu SP (2010-2012). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 98-98, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET