Eficiência de um teste diagnóstico para detecção de resíduos de antibióticos SS-lactâmicos em leite após armazenamento em diferentes temperaturas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raquel Peres de Oliveira
Roberta Torres de Melo
Guilherme Paz Monteiro
Priscila Christen Nalevaiko
Eliane Pereira Mendonça
Daise Aparecida Rossi

Resumo

O leite ocupa lugar de destaque em nutrição humana, pois é em um alimento essencial para todas as idades, em especial, para a alimentação de crianças. A presença de resíduos de antibióticos no leite é um problema de saúde pública devido ao risco de reações de hipersensibilidade em pessoas sensíveis, pressão de seleção para bactérias resistentes ou indução da resistência pelo contato com doses subterapeuticas. O presente trabalho verificou o desempenho de um teste diagnóstico de triagem para resíduos de antibióticos β-lactâmicos em leite, o SNAP Simplicity (Idexx) armazenado nas temperaturas de 30ºC, 36ºC e 40ºC por até três meses em comparação do desempenho dos mesmos testes mantidos sob refrigeração, em uma tentativa de simular seu uso em condições adversas. Foram utilizadas 192 unidades do teste diagnóstico, divididas entre as temperaturas testadas. Como controle negativo foi utilizado leite cru refrigerado in natura, comprovadamente isento de antibióticos, e como controle positivo amostras deste leite foram acrescidas com 5ppb de penicilina G. As análises foram realizadas após 15, 30, 45, 60, 75 e 90 dias de armazenamento. Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que o desempenho do teste diagnóstico estudado não é afetado pelo armazenamento nas temperaturas de 30ºC, 36ºC e 40ºC por até 90 dias. Porém, o armazenamento a 40ºC por mais de 30 dias produz grande número de kits inutilizados, gerando necessidade de reanálise. Essas alterações provavelmente não serão observadas nas condições de campo, já as temperaturas em que há coleta do leite são mais amenas e menos constantes às testadas no estudo. Dessa forma, o uso dos kits com resultados rápidos para a verificação de resíduos de antibióticos no leite é uma realidade e mostra grandes benefícios pela sua praticidade e rapidez tanto para análises realizadas no campo como na indústria além da tolerância às variações na temperatura. Isto demonstra sua adequabilidade e segurança nos resultados obtidos nas condições testadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraR. P. de; MeloR. T. de; MonteiroG. P.; NalevaikoP. C.; MendonçaE. P.; RossiD. A. Eficiência de um teste diagnóstico para detecção de resíduos de antibióticos SS-lactâmicos em leite após armazenamento em diferentes temperaturas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 97-97, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET