Padronização da frequência dos sons abdominais em equinos sadios da raça quarto de milha pelo método semiológico de auscultação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Marques Bonando
Simone Biagio Chiacchio
Mirela Ribeiro Verdugo
Letícia Peternelli Silva
Carla Maria Vela Ulian
Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz
Maria Lucia Gomes Lourenço

Resumo

Um melhor entendimento do sistema digestório de equinos, com a padronização da quantidade, intensidade, e frequência dos movimentos das alças intestinais e válvulas pode auxiliar na avaliação e prognóstico de diversas doenças que o acometem, bem como de afecções sistêmicas que alteram a sua função e fisiologia. O presente trabalho determinou o número de movimentos intestinais de equinos saudáveis. Foram avaliados 50 equinos da raça Quarto de Milha, dos quais 34 fêmeas e 16 machos, pelo método semiológico da auscultação, em triplicata durante um minuto. Os focos de auscultação, totalizando cinco pontos, corresponderam à: fossa paralombar direita, (região íleo-ceco-cólica), abrangendo as válvulas íleo-cecal e ceco-cólica, o cólon ventral direito, fossa paralombar esquerda (região de intestino delgado), o cólon dorsal esquerdo e o cólon ventral esquerdo. Não houve diferença significativa entre os examinadores, bem como entre os sexos. O estudo apontou um valor médio de 9,1608 ± 1,8382 mpm nos focos auscultatórios abdominais, com exceção da fossa paralombar direita, correspondente à região íleo-ceco-cólica, onde o valor apresentado foi de 5,558 ± 1,708 mpm, havendo diferença significativa (p<0,0001) com relação aos outros focos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BonandoM. M.; ChiacchioS. B.; VerdugoM. R.; SilvaL. P.; UlianC. M. V.; CruzR. K. S.; LourençoM. L. G. Padronização da frequência dos sons abdominais em equinos sadios da raça quarto de milha pelo método semiológico de auscultação. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 92-92, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET