Influência do fator racial sobre o perfil metabólico de alguns minerais durante as fases da gestação e da lactação em ovelhas criadas no semiárido baiano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lorena Santos Brandão
Waléria Borges da Silva
Viviane Bello Negrão
Carla Caroline Valença de Lima
Alberto Lopes Gusmão
Maria Consuêlo Caribé Ayres

Resumo

Com o atual crescimento da demanda de carne e seus derivados a ovinocultura tem experimentado um marcante processo de intensificação que além das vantagens que trazem no âmbito da seleção genética, tem trazido problemas no que tange a um aumento da incidência de doenças metabólicas nos rebanhos ovinos. É de fundamental importância o conhecimento do perfil metabólico dos minerais, pois a deficiência dos mesmos pode resultar em diminuição da produtividade das ovelhas, baixa imunidade, comprometimento do desempenho e alteração do desempenho reprodutiva. O presente trabalho avaliou a dinâmica dos elementos minerais (cálcio, fósforo, magnésio e potássio) durante as fases da gestação e lactação e a influência do tipo de gestação (simples e gemelar) em ovelhas das raças Santa Inês, Dorper e cruzadas (½ Santa Inês x ½ Dorper). Foram incluídas 36 ovelhas divididas em 5 grupos: G I – ovelhas Santa Inês, G II – ovelhas Dorper, G III - ovelhas cruzadas, G IV – ovelhas de gestação simples e G V – ovelhas com gestação gemelar. O delineamento experimental constitui em monitoramento das ovelhas durante as fases de gestação e lactação colhendo-se amostras de sangue em 10 fases reprodutivas (vazias até 150 dias pós- parto). Os soros obtidos foram armazenados a -20°C, as análises bioquímicas foram realizadas utilizando-se kits comerciais e a leitura em espectrofotômetro. Como resultado se observou que houve alterações na dinâmica dos minerais estudados com diminuição dos seus valores ao final da gestação e inicio da lactação e uma volta aos valores basais ao final da lactação. No que se refere às raças, houve influência dos períodos gestacionais sobre os valores dos minerais analisados. Quanto à comparação dos tipos de gestação as ovelhas de gestação simples apresentaram valores de médias para as concentrações de cálcio, fósforo e magnésio significativamente (p>0,05) maiores que os obtidos nas ovelhas de gestação gemelar, entretanto quanto potássio não houve diferença significativa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BrandãoL. S.; SilvaW. B. da; NegrãoV. B.; LimaC. C. V. de; GusmãoA. L.; AyresM. C. C. Influência do fator racial sobre o perfil metabólico de alguns minerais durante as fases da gestação e da lactação em ovelhas criadas no semiárido baiano. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 81-82, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET