Influência do desenvolvimento etário sobre a atividade de enzimas avaliadoras do metabolismo hepático em cordeiros criados no semiárido baiano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cibele Andrade Silva
Caio de Araújo Brito
Mariluce Cardoso Oliveira
Priscila Silva
Carla Caroline Valença de Lima
Maria Consuêlo Caribé Ayres

Resumo

Nos sistemas de criação de ovinos, as fases, neonatal e de crescimento são críticas para a produtividade do rebanho, necessitando constante monitoramento dos cordeiros para identificar precocemente enfermidades, tais como: falha de imunidade passiva, processos infecciosos, bem como doenças metabólicas, entre outros. O estabelecimento de indicadores do perfil metabólico contribui para monitorar com mais facilidade os fatores de impactos relacionados as fases de desenvolvimento dos cordeiros. O presente trabalho avaliou a atividade de enzimas indicadoras do metabolismo hepático (ALT – Alaninaaminotransferase, AST – Asparato-aminotrasferase, FA - Fosfatase alcalina, e GGT - Gama-glutamiltransferase) em cordeiros ½ sangue Santa Inês e ½ sangue Dorper, avaliação da atividade de enzimas indicadoras de distúrbios metabólicos de funcionamento hepático, durante o desenvolvimento etário desses animais. O experimento foi conduzido em propriedade localizado na região do semiárido baiano, onde foram utilizadas aproximadamente 25 ovelhas para produzir borregos mestiços (½ sangue Santa Inês e ½ sangue Dorper). As ovelhas foram monitoradas durante a fase de gestação e lactação, e a seguir 11 borregos também foram acompanhados, desde a primeira semana de vida até seis meses de idade, com atenção para o sistema de manejo nutricional. As amostras de sangue foram colhidas periodicamente (até 7 dias pós nascimento, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias de vida), por venopunção da jugular em tubos a vácuo (10 mL). A determinação dos parâmetros estudados foi realizada e analisador bioquímico semi-automático, utilizando-se kits comerciais. Os dados foram analisados de forma descritiva e se observou que: a atividades das enzimas ALT e AST apresentaram maiores valores no grupo de animais com até sete dias de vida e em seguida diminuiu gradativamente até se estabilizarem aos seis meses de idade; a FA e a GGT também apresentou atividade com os maiores valores nos animais com menos de 30 dias. Desta forma concluiu-se que o desenvolvimento etário apresenta efeito sobre as enzimas indicadoras de avaliação do metabolismo hepático.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaC. A.; BritoC. de A.; OliveiraM. C.; SilvaP.; LimaC. C. V. de; AyresM. C. C. Influência do desenvolvimento etário sobre a atividade de enzimas avaliadoras do metabolismo hepático em cordeiros criados no semiárido baiano. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 79-79, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET