Febre catarral maligna em um bovino atendido na clínica de ruminantes do Centro de Desenvolvimento da Pecuária – CDP/EMEVZ-UFBA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Roberto Viana Menezes
Eliene Barbosa de Lima
Tiago da Cunha Peixoto
Margareth Moura Ferreira
Hllytchaikra Ferraz Fehlberg
Gabriela dos Santos Santana
Ticianna Conceição de Vasconcelos

Resumo

É descrito um caso clínico de Febre Catarral Maligna em um bovino. No dia 18 de Julho de 2013, foi atendido na Clínica de Ruminantes do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP), um bovino, macho, mestiço, com idade de um ano, que apresentava apatia, diminuição dos reflexos, opacidade bilateral de córnea, secreção nasal mucopurulenta bilateral, erosão e crosta nas narinas, ulcerações na mucosa da boca, gengiva e interdigitais, decúbito esternal, normotermia, fezes líquidas escuras e fétidas. Após o diagnóstico clinico suspeitou-se de doença das mucosas e febre catarral maligna. O animal foi isolado e, por apresentar prognóstico desfavorável, foi submetido à eutanásia no dia seguinte, realizando-se necropsia com a retirada de fragmentos teciduais para exames histopatológicos. Ao exame necroscópico foram observadas opacidade da córnea, erosões e ulcerações em várias regiões das mucosas do trato alimentar e respiratório, linfonodos superficiais aumentados. Hiperemia da banda coronária dos cascos e úlceras nos espaços interdigitais de todos os membros. Os achados histopatológicos do SNC, rins e pulmões, revelaram moderado infiltrado inflamatório mononuclear. O diagnóstico confirmatório foi firmado pela observação na Rete mirabile carotídea, onde apresentou intenso infiltrado inflamatório mononuclear na túnica média e adventícia das artérias, algumas exibindo evidente necrose fibrinóide da parede. Dessa forma, conclui-se que os achados epidemiológicos, clínico-patológicos e histopatológicos foram característicos de febre catarral maligna.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MenezesR. V.; LimaE. B. de; PeixotoT. da C.; FerreiraM. M.; FehlbergH. F.; SantanaG. dos S.; VasconcelosT. C. de. Febre catarral maligna em um bovino atendido na clínica de ruminantes do Centro de Desenvolvimento da Pecuária – CDP/EMEVZ-UFBA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 75-75, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET