Estudo do leucograma em borregos da raça Dorper do nascimento a trinta dias de vida como método auxiliar no monitoramento da saúde animal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jean Silva Ramos
Aloisio Bitencourt Nascimento
Wagner Rocha de Souza
Maria Consuêlo Caribé Ayres
Alberto Lopes Gusmão
Bruno Lopes Bastos
José Eugênio Guimarães

Resumo

Embora novos parâmetros laboratoriais surjam com o objetivo de auxiliar o diagnóstico das enfermidades dos animais domésticos, o leucograma continua sendo o exame universal de eleição para esta finalidade. Neste contexto, esse exame foi empregado em borregos da raça Dorper, provenientes de inseminação artificial, estudando-se a cinética dos leucócitos sob a influência do pós-nascimento e lactação no primeiro mês de vida. Colheu-se amostras de sangue total com EDTA-K3, de treze animais provenientes do Município de Candeias, Bahia, ao longo de sete momentos: imediatamente após o parto (T0), seis horas (T1), 12 horas (T2), 24 horas (T3), 48h (T4), sete dias (T5), 15 dias (T6) e 30 dias de idade (T7). A realização dos leucogramas ocorreu no mesmo dia das colheitas, sendo a contagem total de leucócitos realizada manualmente em câmara hematimétrica, e os esfregaços para a contagem diferencial dessas células corados com Panótico rápido. Os resultados obtidos foram avaliados com o programa SPSS, versão 20.0, sendo submetidos à análise de variância (ANOVA); aplicou-se o pós-teste de Bonferroni, com grau de significância de P<0,05, comparando as médias entre os diferentes tempos. Constatou-se uma diferença estatística significante (p<0,05) entre a média de leucócitos totais no T0 (4.375±2.391/μL) e no T7 (8.334±3.206/μL), o mesmo acontecendo com os neutrófilos segmentados, cujas médias variaram de 2.498±1.563/μL para 5.232±1.359/μL, respectivamente. Embora não tenha ocorrido diferença significante para linfócitos absolutos entre os diferentes tempos, constatou-se uma elevação com valor máximo no T7 (30 dias) com média de 2.981±772/μL em relação a 1.870±597/μL no tempo inicial (T0), antes da ingestão do colostro. Tais elevações dos valores no momento T7 denotam que os borregos apresentam um incremento da atividade medular a partir de 30 dias. Tanto neutrófilos segmentados quanto linfócitos apresentaram um comportamento semelhante no primeiro mês de vida dos animais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RamosJ. S.; NascimentoA. B.; SouzaW. R. de; AyresM. C. C.; GusmãoA. L.; BastosB. L.; GuimarãesJ. E. Estudo do leucograma em borregos da raça Dorper do nascimento a trinta dias de vida como método auxiliar no monitoramento da saúde animal. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 72-72, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET