Investigação soroepidemiológica da encefalomielite aviária em criatórios avícolas de subsistência no pólo avícola do baixo Paraguaçu - Bahia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Roseclair Porto Correia Cruz
Tamyles Conceição dos Santos
Álvaro Vinícius Cairo da Cruz
Camila Alice da Cruz dos Santos
Elson Nery da Silva
Izabella Ramos
Nilma Pereira Costa
Lia Muniz Barretto Fernandes

Resumo

A encefalomielite aviária (EA) é uma doença infecciosa cujo agente etiológico pertence à família Picornaviriade, que se caracteriza pela alta mortalidade observada em aves jovens infectadas, principalmente entre a primeira e a quarta semana de idade, e também pela relevante queda na produção de ovos. É uma doença de importância por ser de transmissão vertical e por ser o diagnóstico diferencial da Doença de Newcastle e da Influenza Aviária, que tem notificação obrigatória e grande impacto para a comercialização de produtos avícola e para a saúde pública. O presente trabalho realizou uma investigação soroepidemiológica da EA em criatórios de galinha de quintal (Gallus gallus domesticus) no pólo avícola do Baixo Paraguaçu, no estado da Bahia. Foram utilizadas 242 amostras de soro, coletadas entre agosto de 2012 e fevereiro de 2013 juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), nas cidades de Feira de Santana, Conceição da Feira e São Gonçalo dos Campos. Todos os soros foram testados com o ELISA (Enzyme-linked Immunosorbent Assay) indireto, para detecção de anticorpos da EA, de acordo com as recomendações do fabricante. Do total, 199 apresentaram soropositividade (82,23%) e 42 (17,77%) foram classificadas como negativas. Esse trabalho revelou resultados superiores aos encontrados por Al Zahraa e Kheir (2010), que em pesquisa sorológica de EA em galinhas no Sudão encontrou 57.1% de positividade. Porém se aproxima do que foi achado por Deem et al., em 2011, que pesquisaram a presença de diversas enfermidades em aves na ilha Galapágos, e encontraram 65% de soropositividade para EA. Pode-se concluir então que a EA está circulando na população avícola de quintal na região do Baixo Paraguaçu e que mais estudos são necessários para que estratégias de controle sejam desencadeadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CruzR. P. C.; SantosT. C. dos; Cruz Álvaro V. C. da; SantosC. A. da C. dos; SilvaE. N. da; RamosI.; CostaN. P.; FernandesL. M. B. Investigação soroepidemiológica da encefalomielite aviária em criatórios avícolas de subsistência no pólo avícola do baixo Paraguaçu - Bahia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 68-68, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET