Avaliação das vacinas antirrábicas veterinárias, nacionais e importadas realizadas pelo ministério da agricultura pecuária e abastecimento do Brasil no período de 2009 a 2011

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. P. G. Campos
G. Gonçalves
M. M. H. Zaroni
J. C. Sirineu
D. F. Buzatto
A. M. Faria

Resumo

No Brasil as vacinas a serem usadas na profilaxia da raiva animal são submetidas a controle por órgão governamental. Em cada lote de vacina nacional e importada são realizadas amostragens destinadas à análise fiscal. Dentre os testes aplicados estão o de esterilidade, inocuidade, inativação viral, pH e o teste de NIH. Para o teste de NIH faz-se a determinação da dose efetiva (DE50) capaz de proteger 50% dos camundongos vacinados com a vacina a ser testada e uma vacina referência. A partir da comparação estatística entre a DE50 das duas vacinas, calcula-se a potência relativa da vacina teste. A análise fiscal das vacinas, realizada pelo MAPA no Lanagro- SP, é de extrema importância, uma vez que, promove os interesses nos objetivos da saúde pública, economia e para a indústria produtora indica pontos críticos que são merecedores de melhorias. Deste modo, foram realizadas estatísticas descritivas dos resultados obtidos dos lotes de vacinas amostradas entre 2009 a 2011. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho das mesmas, além de comparar as vacinas nacionais e importadas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CamposA. P. G.; GonçalvesG.; ZaroniM. M. H.; SirineuJ. C.; BuzattoD. F.; FariaA. M. Avaliação das vacinas antirrábicas veterinárias, nacionais e importadas realizadas pelo ministério da agricultura pecuária e abastecimento do Brasil no período de 2009 a 2011. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 10, n. 2/3, p. 97-97, 11.
Seção
RESUMOS RITA