Avaliação da contaminação ambiental e análise de fatores de risco envolvidos na transmissão de larva migrans cutânea em Aracaju-Sergipe

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Andrade Rangel de Sá
Luciana Mota Passos
Camila Caroline Carlini
Claudia de Mello Ribeiro
Luciene Barbosa
Satie Katagiri

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a frequência de amostras de fezes de cães contaminadas por ovos de ancilostomídeos, coletadas em vias e praças públicas na região metropolitana de Aracaju-Sergipe, no Nordeste brasileiro. Foram coletadas 75 amostras de fezes em praças e/ou áreas de lazer com grande fluxo de pessoas, bem como em vias públicas de diferentes bairros, englobando tanto áreas nobres como bairros periféricos de Aracaju, no período de junho a agosto de 2013. As amostras foram coletadas e armazenadas com conservante à base de formol até o processamento laboratorial. Após a chegada ao laboratório, cada amostra foi identificada e submetida a análise coproparasitológica pelos métodos de centrífugo-sedimentação e centrífugoflutuação em sulfato de zinco. Das 75 amostras analisadas, 25 (33,3%) estavam positivas para ovos de ancilostomídeos, sugerindo uma farta fonte de contaminação ambiental para transmissão de Larva migrans cutânea para os habitantes do município. Considerando que as zoonoses parasitárias constituem uma das mais importantes preocupações em saúde pública no Brasil, destaca-se a necessidade da avaliação de todos os fatores de risco envolvidos na transmissão. A grande quantidade de animais errantes e o mau hábito de alguns proprietários, que levam seus animais de estimação para as ruas e parques públicos para defecar sem fazer o descarte adequado do material produzido, contribuem para o efeito cumulativo da contaminação ambiental. Animais infestados eliminam nas fezes formas evolutivas de diversas espécies de parasitas potencialmente infectantes para outros animais e para seres humanos, como os ovos de ancilostomídeos, que podem levar à síndrome da Larva migrans cutânea. Conclui-se que são necessários medidas de educação sanitária e programas de profilaxia, com vistas a instruir todos os membros da comunidade sobre a importância do descarte adequado das fezes de seus animais de estimação e sobre o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses para controlar a população de animais errantes, prevenindo a transmissão de zoonoses potencialmente patogênicas para os seres humanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de SáM. A. R.; PassosL. M.; CarliniC. C.; RibeiroC. de M.; BarbosaL.; KatagiriS. Avaliação da contaminação ambiental e análise de fatores de risco envolvidos na transmissão de larva migrans cutânea em Aracaju-Sergipe. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 57-57, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET