Ação do museu itinerante de anatomia animal da UNIVASF na escola municipal professora maria josé lima da rocha, em Juazeiro-BA

Conteúdo do artigo principal

Pâmela Raieli Pinheiro Moreira
Patrícia Rodrigues Correia
Ítalo Barbosa Lemos Lopes
Rodrigo dos Santos Silva
José Marcos Prando Júnior
Marcelo Domingues de Faria

Resumo

O Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIAA) foi fundado em maio de 2007 por discentes e docentes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com o objetivo de levar aos alunos do ensino público o conhecimento e o interesse em assuntos relacionados à anatomia e à responsabilidade socioambiental, suprindo, assim, parte da deficiência no aprendizado dos mesmos, causada pela ausência de aulas práticas na disciplina de biologia. Dentre os objetivos, destacam-se: a) tornar acessível o conhecimento das ciências anatômicas para as comunidades carentes; b) facilitar o processo de aprendizagem; c) divulgar formas de preservação do bioma regional; d) promover a educação e a conscientização ambiental. A exposição foi realizada na Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha, localizada na Quadra 09 S/N, Bairro João Paulo II, em Juazeiro-BA, no dia 1º de agosto de 2013, sendo composta por aproximadamente 200 peças, dentre elas peças taxidermizadas, criodesidratações, órgãos dissecados e formolizados, peças conservadas em vidrarias e materiais incrustados em resina acrílica, além de osteotécnicas de diversas espécies, articuladas e desarticuladas, devidamente confeccionadas por discentes do Curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Os discentes envolvidos no projeto expuseram informações sobre as peças apresentadas de forma dinâmica, despertando a curiosidade dos presentes e esclarecendo dúvidas, bem como salientando a importância da conservação da fauna e da flora da caatinga. A exposição beneficiou um público de 937 alunos do turno matutino e vespertino, com faixa etária entre 4 e 15 anos, além do corpo docente e dos funcionários da escola. Se comparado com a exposição de museus com acervo fixo (SANT'ANA et al., 2004), devido a seu aspecto itinerante, o MIAA/ UNIVASF beneficiou uma quantidade relativamente maior em apenas um dia de exposição. 

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Ação do museu itinerante de anatomia animal da UNIVASF na escola municipal professora maria josé lima da rocha, em Juazeiro-BA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 57–57, 2015. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/24897. Acesso em: 5 dez. 2025.