Ação do museu itinerante de anatomia animal da UNIVASF na escola municipal professora maria josé lima da rocha, em Juazeiro-BA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pâmela Raieli Pinheiro Moreira
Patrícia Rodrigues Correia
Ítalo Barbosa Lemos Lopes
Rodrigo dos Santos Silva
José Marcos Prando Júnior
Marcelo Domingues de Faria

Resumo

O Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIAA) foi fundado em maio de 2007 por discentes e docentes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com o objetivo de levar aos alunos do ensino público o conhecimento e o interesse em assuntos relacionados à anatomia e à responsabilidade socioambiental, suprindo, assim, parte da deficiência no aprendizado dos mesmos, causada pela ausência de aulas práticas na disciplina de biologia. Dentre os objetivos, destacam-se: a) tornar acessível o conhecimento das ciências anatômicas para as comunidades carentes; b) facilitar o processo de aprendizagem; c) divulgar formas de preservação do bioma regional; d) promover a educação e a conscientização ambiental. A exposição foi realizada na Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha, localizada na Quadra 09 S/N, Bairro João Paulo II, em Juazeiro-BA, no dia 1º de agosto de 2013, sendo composta por aproximadamente 200 peças, dentre elas peças taxidermizadas, criodesidratações, órgãos dissecados e formolizados, peças conservadas em vidrarias e materiais incrustados em resina acrílica, além de osteotécnicas de diversas espécies, articuladas e desarticuladas, devidamente confeccionadas por discentes do Curso de Medicina Veterinária da UNIVASF. Os discentes envolvidos no projeto expuseram informações sobre as peças apresentadas de forma dinâmica, despertando a curiosidade dos presentes e esclarecendo dúvidas, bem como salientando a importância da conservação da fauna e da flora da caatinga. A exposição beneficiou um público de 937 alunos do turno matutino e vespertino, com faixa etária entre 4 e 15 anos, além do corpo docente e dos funcionários da escola. Se comparado com a exposição de museus com acervo fixo (SANT'ANA et al., 2004), devido a seu aspecto itinerante, o MIAA/ UNIVASF beneficiou uma quantidade relativamente maior em apenas um dia de exposição. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MoreiraP. R. P.; CorreiaP. R.; Lopes Ítalo B. L.; SilvaR. dos S.; Prando JúniorJ. M.; de FariaM. D. Ação do museu itinerante de anatomia animal da UNIVASF na escola municipal professora maria josé lima da rocha, em Juazeiro-BA. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 57-57, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET