Identificação bacteriológica da salmonella spp. e análise micológica de ovos comercializados em mercadinhos no centro de lauro de freitas, Bahia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Taline Freitas dos Santos
Tatiane Santana Sales
Dellane Martins Tigre
Fulvia Soares Campos de Souza
Andréia de Assis Santos

Resumo

A cadeia produtiva de frangos de corte depende da biosseguridade e da qualidade dos produtos que são ofertados à população. O intenso processamento de produtos avícolas necessita de constantes averiguações a respeito da sua qualidade microbiológica. Alguns fatores fundamentais para a qualidade dos ovos consumidos baseiam-se na integridade da casca, no tipo de embalagem e no tempo e temperatura de armazenamento dos ovos. A ausência de controle desses fatores pode influenciar a contaminação dos ovos por bactérias que têm grande impacto na saúde pública, como as do gênero Salmonella, principalmente os sorovares, conhecidos como Salmonellas paratíficas. O mesmo vale para a contaminação da casca dos ovos por alguns tipos de fungos. O presente trabalho identificou a presença de Salmonella spp. e a ocorrência de contaminações fúngicas em ovos de galinhas vendidos no comércio varejista do município de Lauro de Freitas, Bahia. Foi adquirida uma placa com 12 ovos de cada um dos 11 pequenos estabelecimentos locais, totalizando 132 ovos analisados no período de junho a julho de 2013. Foi realizado um único pool do conteúdo interno das amostras por estabelecimento e analisado por meio das técnicas de isolamento e identificação bacteriana. As cascas foram colocadas em um saco plástico estéril e trituradas manualmente, sendo colocadas em meio de crescimento fúngico para posterior contagem das colônias e identificação das contaminações fúngicas. O resultado bacteriológico indicou a presença da Samonella spp. nas amostras de dois estabelecimentos e de contaminação fúngica nas cascas dos ovos oriundos de cinco estabelecimentos. Concluiu-se que a contaminação microbiológica dos ovos comercializados nos pequenos estabelecimentos da região pode estar associada à ausência de limpeza adequada da superfície da casca e à não integridade desta, à falta de um método seguro e eficaz de conservação e a falhas na manipulação, seja na produção ou na comercialização dos ovos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
dos SantosT. F.; SalesT. S.; TigreD. M.; de SouzaF. S. C.; SantosA. de A. Identificação bacteriológica da salmonella spp. e análise micológica de ovos comercializados em mercadinhos no centro de lauro de freitas, Bahia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 54-54, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET