Genotipagem e sensibilidade antimicrobiana de estirpes de clostridium perfingens de aves silvestres das famílias cracidae, ramphastidae e tinamidae no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Augusto de Oliveira Júnior
Rodrigo Otávio Silveira Silva
Francisco Carlos Ferreira
Marcus Vinícius Romero Marques
Guilherme Guerra Alves
Prhiscylla Sadanã Pires
Izabella Moreira Marques
Amanda Carvalho Duarte
Bruna Alves Silva
Felipe Masiero Salvarani
Marina Carvalho Duarte
Luciana Aramuni Gonçalves
Monique da Silva Neves
Laura Cristina Oliveira Bernardes
Francisco Carlos Faria Lobato

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi isolar, genotipificar e avaliar a suscetibilidade antimicrobiana de estirpes de C. perfringens de aves silvestres das famílias Cracidae (mutuns), Ramphastidae (tucanos) e Tinamidae (perdizes). Foram utilizadas 320 amostras de animais alocados em 13 diferentes cativeiros de Minas Gerais, sendo 131 amostras de mutuns, 128 de tucanos e 61 de perdizes. As amostras consistiam de suabes cloacais (n=260) e fezes (n=60). Para isolamento, realizou-se plaqueamento em agar sulfitopolimixina- sulfadiazina (SPS) e incubação a 37ºC por 24 horas em ambiente de anaerobiose. Para genotipagem, realizou-se PCR para identificação dos genes codificadores das toxinas principais (alfa, beta, épsilon e iota) e para detecção de genes relativos à enterotoxina (cpe), toxina beta-2 (cpb2) e toxina NetB (netB). O perfil de suscetibilidade antimicrobiana foi realizado pelo método de diluição seriada em agar, onde testou-se eritromicina, lincomicina, metronidazol, oxitetraciclina, penicilina e vancomicina. Para associação de variáveis utilizou-se Teste de Fisher, com significância para valores de p<0,05. C. perfringens foi isolado de 18 (5,6%) das 320 amostras, indicando que tal microrganismo não é um habitante comum da microbiota. Não houve diferença estatística em relação à taxa de isolamento de suabes cloacais (13/260; 5,0%) e fezes (5/60; 8,3%).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira JúniorC. A. de; SilvaR. O. S.; FerreiraF. C.; MarquesM. V. R.; AlvesG. G.; PiresP. S.; MarquesI. M.; DuarteA. C.; SilvaB. A.; SalvaraniF. M.; DuarteM. C.; GonçalvesL. A.; NevesM. da S.; BernardesL. C. O.; LobatoF. C. F. Genotipagem e sensibilidade antimicrobiana de estirpes de clostridium perfingens de aves silvestres das famílias cracidae, ramphastidae e tinamidae no Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 92-92, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET