Estudo retrospectivo de dermatofitose felina no hospital veterinário da universidade estadual de Londrina entre 1994 e 2012

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karyn Aparecida Rossa
Eduardo Yudi Hashizume
Roberta Lemos Freire
Aline Artioli Machado Yamamura
Marcelo de Souza Zanutto

Resumo

A dermatofitose é uma infecção fúngica superficial comum em cães e gatos. Os microrganismos responsáveis pela infecção são dermatófitos classificados em três gêneros:Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. Embora com distribuição mundial, possui maior prevalência em países de clima quente e úmido. Os sinais clínicos identificados variam desde infecções agudas autolimitantes, geralmente sem prurido e com remissão espontânea, até quadros crônicos persistentes por meses ou anos. O presente trabalho avaliou a prevalência e as características clínico-epidemiológicas da dermatofitose felina nos casos atendidos pelo Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (HV-UEL).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RossaK. A.; HashizumeE. Y.; FreireR. L.; YamamuraA. A. M.; ZanuttoM. de S. Estudo retrospectivo de dermatofitose felina no hospital veterinário da universidade estadual de Londrina entre 1994 e 2012. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 71-71, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET