Avaliação do potencial antioxidante do resíduo de goiaba em hambúrgueres laborados com carne de piranha (Pygocentrus sp.)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Regiane Nascimento Santos
Bruna Crislane da Silva Souza
Rogério Manoel Lemes de Campos

Resumo

Foi determinado o índice de oxidação lipídica (TBARS) em hambúrguer fabricados com carne de Piranha (Pygocentrus sp.), utilizando-se a casca de goiaba como antioxidante. Para a elaboração dos hambúrgueres foi utilizado a farinha da casca de goiaba e filés de piranha. As frutas foram devidamente lavadas e imersas em água hiperclorada com hipoclorito de sódio (100 ppm) por 15 minutos, descascadas, pré-secadas ao sol e colocadas em estufa de ventilação forçada a 55°C/72h, até atingirem 4% de umidade. Após a secagem foram moídas em moinho de faca e de bola, peneiradas em peneira de malha de 2mm, para melhorar a qualidade da farinha.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosR. N.; SouzaB. C. da S.; CamposR. M. L. de. Avaliação do potencial antioxidante do resíduo de goiaba em hambúrgueres laborados com carne de piranha (Pygocentrus sp.). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 66-66, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET