Tomografia de coerência óptica, ultrassonografia ocular, fundoscopia e eletroretinografia em um coloboma de nervo óptico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

E. A. K. Rodriguez
M. B. P. Braga-Sá
E. Perlmann
A. R. Eyherabide
F. Devito
A. A. Bolzan
A. M. V. Safatle

Resumo

O osteossarcoma extraesquelético é uma neoplasia rara em cães, de caráter maligno e agressivo, relacionada com a produção de osteoides sem envolvimento de tecido ósseo e periósteo. A osteopatia hipertrófica é conhecida como uma síndrome paraneoplásica tanto em cães quanto em humanos, caracterizada pela proliferação bilateral de periósteo de ossos longos, inicialmente metatarsos e metacarpos, podendo progredir para porções proximais com envolvimento de tecidos moles adjacentes sem acometimento de articulações. Em cães sua etiopatogenia é desconhecida, mas está relacionada com neoplasias torácicas e extratorácicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguezE. A. K.; Braga-SáM. B. P.; PerlmannE.; EyherabideA. R.; DevitoF.; BolzanA. A.; SafatleA. M. V. Tomografia de coerência óptica, ultrassonografia ocular, fundoscopia e eletroretinografia em um coloboma de nervo óptico. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 61-61, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONPAVET