Análise dos resultados do programa de distribuição gratuita de itraconazol para controle de esporotricose em gatos domésticos na cidade do Rio de Janeiro, RJ

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. R. Kalil
J. T. Melo Neto
F. Mendes-de-Almeida
D. B. Borga
M. C. Higino
G. L. Barbosa
C. P. Brandão
K. P. Alves

Resumo

A esporotricose é uma doença subaguda ou crônica, transmitida por fungos da espécie Sporothrix schenckii, que acomete tanto humanos quanto animais. Na maioria das vezes, manifesta-se com uma infecção benigna limitada à pele e ao tecido celular subcutâneo e geralmente está associada a feridas traumáticas ou penetrantes. Sporothrix sp. são encontrados no solo, crescendo em plantas, cascas de árvores, vegetais e material em decomposição, estando preferencialmente presente em ambientes quentes e florestas úmidas. A distribuição da esporotricose é mundial, ocorrendo principalmente em áreas tropicais e subtropicais. A esporotricose é considerada uma zoonose, pois os casos de transmissão dos animais para humanos são bem documentados. Gatos vêm sendo considerados os maiores transmissores e infectam-se ao arranhar pedaços de madeira, ou em brigas por alimento ou disputa por território com outros gatos. Nessa espécie, a forma cutânea é a mais frequente e se manifesta como lesões pápulo-nodulares, geralmente localizadas na região cefálica, na parte distal dos membros ou na base da cauda.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
KalilT. R.; Melo NetoJ. T.; Mendes-de-AlmeidaF.; BorgaD. B.; HiginoM. C.; BarbosaG. L.; BrandãoC. P.; AlvesK. P. Análise dos resultados do programa de distribuição gratuita de itraconazol para controle de esporotricose em gatos domésticos na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 51-52, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONPAVET