Levantamento epidemiológico de carcinoma epidermoide em gatos na clínica veterinária da universidade severino sombra, no período de 2010 a 2014

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. A. Machado
F. C. G. Carvalho
A. S. N. T. Elias

Resumo

O carcinoma epidermoide é uma neoplasia maligna, invasiva proveniente dos queratinócitos, que está relacionada com fatores carcinogênicos, principalmente a radiação solar. Os animais mais predispostos são os de pelagem clara e idosos. O presente trabalho objetivou relatar a ocorrência de carcinoma epidermoide em gatos na clínica veterinária da USS, no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2014. Foram analisadas 229 fichas, observando-se dados como idade, pelagem, sexo e raça. Gatos despigmentados (22,2%), idosos (44,4%), machos (55,5%), SRD (100%) e lesões em aurícula (100%). No entanto, ao cruzar dados de todos os animais atendidos no período citado, observou-se que somente a faixa etária apresentou-se estatisticamente diferente (p>0.05). Dentre os nove casos positivos, pode-se concluir que o aparecimento da neoplasia está diretamente relacionado à exposição aos fatores de risco existentes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MachadoM. A.; CarvalhoF. C. G.; EliasA. S. N. T. Levantamento epidemiológico de carcinoma epidermoide em gatos na clínica veterinária da universidade severino sombra, no período de 2010 a 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 48-49, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONPAVET