Ocorrência dos vírus da imunodeficiência e da leucemia felina no Rio de Janeiro avaliado através da sorologia e da PCR em tempo real

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. L. Carneiro
S. Medeiros
C. G. Dias
A. Caridades

Resumo

Os felinos são infectados por dois membros da família Retroviridae: o Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e o Vírus da Leucemia Felina (FeLV), com diferentes manifestações clínicas e hematológicas. A infecção com ambos os vírus torna o quadro clínico mais severo. Para investigação diagnóstica, a sorologia é usada como triagem. Métodos mais sensíveis, como a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real, são úteis para confirmação do diagnóstico e acompanhamento. Um aumento de casos de infecção pelo FeLV no estado do Rio de Janeiro vem sendo notado, tornando importante realizar um levantamento da casuística para um melhor controle da disseminação desses patógenos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de FIV e FeLV em felinos atendidos em uma clínica exclusivamente para gatos, no Rio de Janeiro, utilizando a PCR em tempo real para confirmação do diagnóstico em casos específicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CarneiroA. L.; MedeirosS.; DiasC. G.; CaridadesA. Ocorrência dos vírus da imunodeficiência e da leucemia felina no Rio de Janeiro avaliado através da sorologia e da PCR em tempo real. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 35-35, 28 nov. 2014.
Seção
RESUMOS CONPAVET