Avaliação da eficácia do óleo e do extrato alcoólico das folhas da andiroba (carapa guianensis) no controle de carrapatos de bovinos rhipicephalus (boophilus) microplus

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ethiene Cristiana Duarte Aguiar
Sara Lucena de Amorim

Resumo

Em diversas regiões brasileiras, a infestação de bovinos por carrapatos determina perdas econômicas significativas à indústria animal. As perdas se devem ao stress, a perda de peso, queda na produção leiteira e a injúrias na pele, bem como aos custos com tratamentos. O uso indiscriminado de carrapaticidas tem contribuído para o aparecimento da resistência genética dos ixodídeos a várias drogas, representando um sério problema no controle dos ectoparasitas. Nesse contexto, a fitoterapia surge como uma alternativa importante no controle de parasitas, podendo reduzir os impactos econômicos e ambientais do uso de pesticidas sintéticos. O presente trabalho avalia o efeito in vitro do óleo de andiroba (Carapa guianensis) e extratos alcoólicos de folhas de Andiroba como ação acaricida nas diferentes fases do carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus (teleógenas, ovo, larva). O óleo foi obtido de estabelecimentos que comercializam produtos naturais no Município de Rio Branco e as folhas da Carapa guianensis foram coletadas e identificados botanicamente no Parque Zoobotânico. Para a experimentação in vitro foram utilizadas cinco concentrações do óleo de Andiroba 25; 50; 75 e 100% e para extração alcoólica 150; 300; 600; 1200g e 25; 50; 75; e 100% da folha da planta. Os resultados revelaram que o óleo apresentou bons índices de mortalidade em fêmeas sendo considerado acaricida, ovocida e larvicida. Entretanto, o extrato alcoólico independente das concentrações não apresentou dados significativos, mas sendo considerado muito bom larvicida, sendo que ambos podem ser uma alternativa no controle de carrapatos. O controle parasitário em animais é de fundamental importância para a saúde pública, tendo em vista que a infestação é prejudicial à qualidade do produto final ao consumidor e dependendo do contato pode se tornar fômite do agente etiológico sendo porta de entrada para zoonoses.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AguiarE. C. D.; de AmorimS. L. Avaliação da eficácia do óleo e do extrato alcoólico das folhas da andiroba (carapa guianensis) no controle de carrapatos de bovinos rhipicephalus (boophilus) microplus. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 67-67, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET