Adição do trolox ® ao diluidor tris-gema na criopreservação de sêmen de cães da raça rottweiler avaliado pelo teste hiposmótico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luanna Soares de Melo Evangelista
Marcos Antônio Celestino Filho
Yndyra Nayan Teixeira Carvalho
Marlon de Araújo Castelo Branco
Luiz Harliton Cavalcante Monteiro Mota
Ícaro Oliveira Torres de Souza
José Adalmir Torres de Souza

Resumo

Foram avaliados os efeitos do Trolox® como antioxidante, em duas concentrações, adicionados ao diluidor Tris-gema, no sêmen criopreservado de cães da raça Rottweiler criados no município de Teresina, PI. Foram utilizados 05 cães da raça Rottweiler, com idade entre 02 a 04 anos. O sêmen dos cães foi colhido por manipulação digital e avaliado quanto ao volume, cor, aspecto, concentração, motilidade e vigor.Ao diluidor foi acrescida gema de ovo (20%) e glicerol (6%). Os animais foram divididos em três grupos: GI - ejaculados dos cinco animais, diluídos em Tris-gema, sem adição de Trolox®; GII - ejaculados dos animais, adicionados ao diluidor a uma concentração de 1mM de Trolox®; e no GIII - ejaculados dos animais, adicionados ao diluidor a uma concentração de 2mM de Trolox®. As amostras foram descongeladas e avaliadas pelo Teste Hiposmótico (HOST), utilizando-se água destilada (0mOsm/Kg) como solução hiposmótica. A Análise de variância foi realizada com o programa Assistat versão 7.7, seguida do teste de Tukey para comparação das médias. Diferenças foram consideradas significativas quando P < 0,05 e os resultados foram expressos na forma de média ± EPM. As médias e desvios-padrão dos parâmetros analisados para sêmen fresco evidenciaram 1,12±0,29ml de volume seminal; 88,5±% de motilidade progressiva e3,47 de vigor espermático. Após a descongelação, as células espermáticas apresentaram diferença significativa (P>0,05) entre o GI e os outros dois grupos, representando 61%, 75% e 83% de espermatozoides com cauda não enrolada, considerados com membrana plasmática lesionada, respectivamente aos grupos GI, GII e GII. Concluiu-se que a adição do Trolox®, nas concentrações de 1mM e 2mM ao diluidor Trisgema, não mostrou-se eficiente na criopreservação do sêmen de cães da raça Rottweiler após a descongelação, analisados pelo Teste do HOST.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
EvangelistaL. S. de M.; Celestino FilhoM. A.; CarvalhoY. N. T.; BrancoM. de A. C.; MotaL. H. C. M.; de Souza Ícaro O. T.; de SouzaJ. A. T. Adição do trolox ® ao diluidor tris-gema na criopreservação de sêmen de cães da raça rottweiler avaliado pelo teste hiposmótico. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 54-55, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET