Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-187 Detecção molecular de Ehrlichia spp. em animais domésticos do pantanal matogrossense

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thaysa Felfili Ziliani
Daniel Moura de Aguiar
Andréia Lima Tomé Melo
Jaqueline Bruning Azevedo
Thaiza Cristina Fonseca de Figueiredo

Resumo

O gênero Ehrlichia agrupa patógenos de importância em medicina veterinária e saúde pública. Até 2011, quatro espécies do gênero Ehrlichia haviam sido relatadas no Brasil por isolamento e PCR:Ehrlichia canis, E. ewingii e E. chaffeensis além de uma espécie filogeneticamente próxima à E. ruminantium. Em 2012, descreveu-se o isolamento da espécie E. mineirensis em Minas Gerais. O presente trabalho procurou obter novas informações sobre a epidemiologia das erliquioses em Mato Grosso; propondo a identificação e caracterização genética e ocorrência de espécies do gênero Ehrlichia a partir de sangue de bovinos, equinos e ovinos pela amplificação parcial do gene dsb de Ehrlichia pela Reação em Cadeia pela Polimerase em dois tempos (hnestedPCR). Foram efetuadas coletas de sangue em EDTA de 412 animais de 21 propriedades rurais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZilianiT. F.; AguiarD. M. de; MeloA. L. T.; AzevedoJ. B.; FigueiredoT. C. F. de. Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-187 Detecção molecular de Ehrlichia spp. em animais domésticos do pantanal matogrossense. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 78-78, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET