Exposição do acervo do museu itinerante de anatomia animal da univasf na xxiv feira nacional de agricultura irrigada (fenagri ), em Juazeiro (BA)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Italo Barbosa Lemos Lopes
Rodrigo dos Santos Silva
Felipe da Silva Nepomuceno
Luana Keit Damasceno Souza
Camila Fraga da Costa
Marcelo Domingues de Faria

Resumo

Visando suprir parte da deficiência do ensino público na região do Submédio do Vale do São Francisco, decorrente, principalmente, da ausência de aulas práticas na disciplina de biologia, professores e estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em maio de 2007, fundaram o projeto de extensão universitária Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIAA), promovendo a popularização das ciências anatômicas e facilitando o aprendizado de tal tópico da disciplina ministrada por seu docente em sala de aula. Dentre os objetivos do presente trabalho, destacam-se: levar conhecimento à comunidade carente, através de exposições do acervo do MIAA, popularizando as ciências anatômicas; conscientizar a população sobre a posse responsável de animais de estimação e sobre a preservação e restauração da fauna e da flora do bioma caatinga e dos demais biomas. A convite da comissão de organização da XXIV Feira Nacional de Agricultura Irrigada (FENAGRI), o MIAA/Univasf expôs seu acervo em estande do evento, que media 25m², realizado no estacionamento do Espaço Multieventos do campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), durante os dias 15, 16, 17 e 18 de maio de 2013. A exposição do MIAA/Univasf foi composta por animais taxidermizados e criodesidratados, órgãos devidamente conservados e dissecados, ossos articulados e desarticulados, e peças incrustadas em resina acrílica. Os discentes participantes do projeto de extensão universitária buscaram explanar para os expectadores informações sobre as particularidades das peças anatômicas expostas, além de aspectos sobre educação socioambiental e preservação da fauna e da flora da caatinga e outros biomas. Durante os quatro dias de exposição do MIAA/Univasf, foram beneficiados 7.080 (sete mil e oitenta) expectadores, de diferentes faixas etárias; sendo um dos estandes mais visitados da FENAGRI 2013. Ao término do evento, foi constatado que o nível de escolaridade dos expectadores era variado, assim como suas noções sobre preservação ambiental. Além disso, o Museu Itinerante de Anatomia Animal da Univasf pôde ampliar o conhecimento do público presente acerca da anatomia e algumas de suas técnicas, em uma feira de âmbito nacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LopesI. B. L.; SilvaR. dos S.; NepomucenoF. da S.; SouzaL. K. D.; da CostaC. F.; de FariaM. D. Exposição do acervo do museu itinerante de anatomia animal da univasf na xxiv feira nacional de agricultura irrigada (fenagri ), em Juazeiro (BA). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 52-53, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET