Avaliação dos conhecimentos de di scentes da rede pública estadual de Camaçari – BA sobre os riscos do consumo de carnes clandestinas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Tavares Bandeira de Mello
Pedro Alexandre Gomes Leite
Suellen Martins Souza Ribeiro

Resumo

O Brasil é um grande produtor de lácteos, produto bastante consumido pela população. As bebidas fermentadas, além de aumentarem a vida de prateleira do leite, tornam o produto mais nutritivo, tendo grande aceitação no mercado, principalmente por crianças. O presente trabalho avaliou as informações obrigatórias de rotulagem das bebidas fermentadas, com base na RESOLUÇÃO-RDC Nº 259, de 20/09/2002, da ANVISA, comercializadas no município de Itabuna, Bahia, verificando o nível de obediência ao regulamento vigente. Foram analisadas, no total, 19 amostras de nove marcas diferentes, sendo sete de iogurte, dez de bebida láctea fermentada e duas de coalhada. Dentre as amostras pesquisadas, 12 (63,2%) apresentaram alguma irregularidade com relação às informações obrigatórias. Sobre a conservação, a indicação era para a manutenção em temperaturas entre 1 °C a 10 °C; porém, seis amostras (31,6%) apresentaram temperaturas inferiores, com uma variação entre -3 °C a 7 °C. Todas informavam o prazo máximo de consumo após aberto o produto. A presença de Fenilalanina foi encontrada em uma amostra (5,3%) e de Glúten, em oito produtos (42,1%). Sobre os corantes utilizados, o natural carmim foi identificado em 14 amostras (73,7%) e o sintético azorrubina em três amostras (15,8%). Todas as amostras utilizaram como conservante o sorbato de potássio, com exceção de uma amostra (5,3%) que adicionou neotame (conservante que não consta na legislação). Apenas dez amostras (52,6%) informaram sobre a utilização de espessante, sendo que uma amostra (5,3%) utilizou o espessante alginato de propilenoglicol (que não consta na legislação). Com relação aos estabilizantes, dez amostras (52,6%) não informaram o seu uso em sua composição. Foi utilizado ácido cítrico como acidulante em dez amostras (52,6%), item que não consta na legislação. A presença de soro de leite como ingrediente do iogurte foi encontrada em três amostras (15,8%). Os valores nutricionais especificados estavam de acordo com a legislação vigente, bem como as informações sobre lote, data de fabricação e data de validade. Todos os rótulos de bebida láctea continham a informação: “Bebida Láctea não é leite”. As amostras de coalhada estavam em conformidade com a legislação. Os locais de armazenamento apresentavam refrigeração adequada e estavam limpos e bem conservados. Todos os produtos continham as informações obrigatórias exigidas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de MelloF. T. B.; LeiteP. A. G.; RibeiroS. M. S. Avaliação dos conhecimentos de di scentes da rede pública estadual de Camaçari – BA sobre os riscos do consumo de carnes clandestinas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 51-51, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET