Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-201 efeito do extrato acetato de etila e fração de alcaloides de Prosopis juliflora sobre parasitos gastrintestinais de caprinos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hélimar Gonçalves de Lima
Danilo Cavalcanti Gomes
Nathália Silva de Souza Santos
Éuder Reis Dias
Mariana Borges Botura
Maria José Moreira Batatinha

Resumo

O presente trabalho avaliou in vitro os efeitos do extrato acetato de etila e fração de alcaloides obtidos das vagens de Prosopis juliflora (algaroba) sobre nematoides gastrintestinais de caprinos. Para avaliação da atividade anti-helmíntica foram realizados ensaios de inibição da eclosão de ovos com as concentrações de 4,0; 2,67; 1,78; 1,19 e 0,79 mg/mL, e da migração larvar (4 mg/mL). Os resultados do tratamento com o extrato acetato de etila e fração de alcaloides revelaram elevada inibição da eclosão ovos de forma concentração-dependente, e as CE50 e CE90 foram, respectivamente, de 1,9 e 2,9 mg/mL para o extrato e 1,1 e 1,43 mg/ mL para a fração de alcalóides. No entanto, na avaliação da atividade larvicida foram encontrados baixos percentuais de eficácia para o extrato (30,2%) e a fração de alcalóides (18,9%) sobre a migração de larvas L3, valores esses inferiores ao observado no grupo controle positivo tratado com levamisol (96,3%). O extrato acetato de etila e a fração de alcaloides apresentaram atividade ovicida in vitro sobre nematoides gastrintestinais de caprinos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LimaH. G. de; GomesD. C.; SantosN. S. de S.; Dias Éuder R.; BoturaM. B.; BatatinhaM. J. M. Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-201 efeito do extrato acetato de etila e fração de alcaloides de Prosopis juliflora sobre parasitos gastrintestinais de caprinos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 84-84, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET