Avaliação dos conhecimentos de di scentes da rede pública estadual de camaçari – BA sobre os riscos do consumo de carnes clandestinas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juvilary Carneiro Reis
Anete Lira da Cruz

Resumo

A carne é o principal produto proveniente da bovinocultura de corte brasileira, o que caracteriza o país como um dos maiores produtores mundiais de proteína animal. Constituída por proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, a carne é um excelente meio de cultura para micro-organismos e pode oferecer sérios riscos à saúde pública, motivo pelo qual todos os procedimentos que envolvem a sua obtenção, desde o abate até a comercialização, devem ser rigorosamente acompanhados. Contudo, acredita-se que parte significativa da carne bovina que abastece o mercado nacional seja oriunda de abate clandestino, que representa um dos principais problemas do sistema de produção de carne do país. Diante disso, o presente trabalho avaliou o conhecimento de discentes do ensino médio da rede pública estadual no município de Camaçari-BA sobre os riscos do consumo de carnes clandestinas. A metodologia do estudo foi o levantamento de dados, configurando-se como uma pesquisa do tipo qualitativa, com entrevistas estruturadas por aplicação de questionário composto por 24 questões, com respostas de múltipla escolha, durante o segundo semestre de 2012, em 200 discentes do ensino médio da rede estadual de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que 53% dos discentes não sabiam informar a origem da carne, embora 82,5% dos entrevistados fossem de opinião que o consumo de carnes clandestinas poderia ocasionar doenças, e 83,5% dos discentes entrevistados definiram de forma correta o abate clandestino. Tais resultados demonstram a importância do desenvolvimento e divulgação dos programas de educação em saúde para promover mudanças comportamentais da população em benefício da saúde pública.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ReisJ. C.; da CruzA. L. Avaliação dos conhecimentos de di scentes da rede pública estadual de camaçari – BA sobre os riscos do consumo de carnes clandestinas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 50-50, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET