Avaliação da instantaneidade dos leite s em pó integrais nas cidades do rio de janeiro - rj e juiz de fora – mg e dos fornecidos ao exército brasileiro em Minas Gerais e no Rio De Janeiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maya Muhana Martinez Bryant
Anete Lira da Cruz
Julia Gomes Gonçalves
Melissa Kuhlmann
Verena Macedo Beck

Resumo

Foram avaliados os parâmetros de umectabilidade, teor de gordura e umidade, e as condições de instantaneidade dos leites em pó integrais comercializados nas cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro, além dos leites em pó fornecidos aos depósitos de suprimento do Exército Brasileiro em Minas Gerais e Rio de Janeiro, adquiridos por licitações, ou seja, produto institucional, cuja venda é proibida no comércio varejista. Foram avaliadas onze marcas nacionais de leite em pó integral instantâneo: sete marcas comercializadas em mercados varejistas e quatro marcas fornecidas a órgãos provedores do Exército Brasileiro. Três das sete marcas analisadas, oriundas do comércio, e três das quatro marcas licitadas e fornecidas a órgãos públicos, não se enquadravam quanto aos tempos máximos de umectabilidade. Duas delas tiveram tempo de molhabilidade superior a 5 min. No tocante aos teores de gordura e umidade, todas as marcas analisadas encontraram-se dentro dos parâmetros legais. De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leite em Pó, os teores de gordura para leites em pó integrais devem ser maiores ou iguais a 26,0%, a umidade mínima deve ser de 3,5% e o tempo de umectabilidade máximo, de 60 segundos. Tais resultados demonstram que, apesar de não terem sido encontradas inconformidades nos teores de umidade e gordura em todos os leites analisados, em 42,8% das amostras de leite em pó oriundas do mercado varejista e 75% das oriundas de órgãos provedores do Exército Brasileiro, adquiridos através de certame licitatório, o tempo de umectabilidade foi superior a 60 segundos, o que não os classificam como “instantâneos”. Cabe aos órgãos de fiscalização intensificar as ações de monitoramento dessa fraude no comércio varejista e, principalmente, dos artigos de venda institucional, haja vista a necessidade de esses artigos serem instantâneos, já que seu preparo normalmente demanda agilidade e ocorre em grandes volumes. Aos profissionais responsáveis pelo controle de qualidade dessas instituições, sejam em quartéis, hospitais, escolas, universidades, dentre outras, cabe, ao perceber que esses produtos, que deveriam ser instantâneos, apresentam-se com grumos e pouco miscíveis, apesar de seguidas as recomendações de preparo e quantidades sugeridas pelos fornecedores, notificar os órgãos fiscalizadores para que os mesmos procedam às análises de umectabilidade e dispersibilidade, com vistas, caso se comprove tal fraude, a tomar as medidas legais cabíveis, aplicando sansões aos fraudadores, reprimindo, assim, tais práticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BryantM. M. M.; da CruzA. L.; GonçalvesJ. G.; KuhlmannM.; BeckV. M. Avaliação da instantaneidade dos leite s em pó integrais nas cidades do rio de janeiro - rj e juiz de fora – mg e dos fornecidos ao exército brasileiro em Minas Gerais e no Rio De Janeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 49-50, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET