Equinos soropositivos para anemia in fecciosa equina (AIE) no período de julho a dezembro de 2012 em diferentes municípios de Mato Grosso

Conteúdo do artigo principal

Thaiza Cristina Fonseca de Figueiredo
Jaqueline Bruning Azevedo
Vanessa Danielle Freitas
Breno Maplpici Luna
Darci Lara Perecin Nociti

Resumo

A anemia infecciosa eqüina (AIE) é uma doença viral crônica que afeta eqüídeos. Sua notificação é obrigatória, seu agente etiológico é um vírus pertencente à família Retroviridae, transmitida pela picada de insetos hematófagos e fômites contaminados. O teste oficial para o diagnóstico da AIE é a detecção dos anticorpos com a técnica de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA) de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os animais soropositivos no teste de IDGA devem ser sacrificados, conforme estabelecido pelo Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos do MAPA. Averiguar a porcentagem de eqüídeos soropositivos para AIE no estado de Mato Grosso, compreendendo a distribuição da AIE nas diferentes espécies de eqüídeos.Os exames foram executados de acordo com a Instrução Normativa Nº 1 de 16 de Janeiro de 2007 do MAPA.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Equinos soropositivos para anemia in fecciosa equina (AIE) no período de julho a dezembro de 2012 em diferentes municípios de Mato Grosso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 87–87, 2014. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/23812. Acesso em: 5 dez. 2025.