Avaliação hematológica e clínica da espécie cavia porcellus criada em biotério de criação suplementada com capim tangola e ácido ascórbico sintético

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andrea Patti Sobrinho
Valeria Yugue Takeuti
Luiza Pereira Parreiras
Leonardo Brasil Olympio
José Antônio Lopez Dacasa
Luiz Eduardo Ribeiro da Cunha

Resumo

A suplementação de vitamina C em Cavia Porcellus (cobaias) deve ser utilizada para evitar carências e doenças, já que as cobaias não sintetizam ácido ascórbico. Este trabalho apresenta as avaliações hematológicas e clínicas efetuadas em cobaias com a suplementação de vitamina C com capimTangola e com ácido ascórbico sintético. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética no uso de Animais de Laboratório do Instituto Vital Brazil, sob o número 007/2013. O trabalho foi realizado no período de quatro meses e os animais foram avaliados após o desmame, com peso de 200 gramas. Foram utilizadas 20 cobaias fêmeas albinas da linhagem short hair, outbred convencionais, e formaram-se dois grupos de fêmeas com dez animais cada: O grupo 1 recebeu 750g de capim Tangola diariamente e o grupo 2 recebeu 0,07g de ácido ascórbico sintético na água de beber diariamente. A identificação dos animais foi realizada com tinta violeta de genciana, numerando-as de 1 a 10. O peso foi avaliado quinzenalmente e, mensalmente, coletava-se o sangue por cardiocentese, com prévia anestesia de Ketamina (50 a 75mg/kg) e Xilazina (10mg/kg). Os hemogramas foram efetuados com o Analisador Hematológico Veterinário. O grupo 1 apresentou um ganho de peso aproximadamente 20% a mais que o grupo 2. Esse ganho de peso sugere que o capim associado com a ração contribuiu para o aumento de peso, pois possui volumosos e nutrientes. Usamos fêmeas por escolha de futuras matrizes e evidenciou-se que o aumento de produção de gordura influencia no aumento da produção de leite, sugerindo que esse manejo pode ser incluído no plantel de matrizes. Os resultados hematológicos não apresentaram diferenças significativas entre os grupos experimentais, quando comparados ao grupo controle e a pequena variação observada nos eritrócitos (G1 e G2) pode ser esclarecida, uma vez que o hemograma pode variar em função da idade, condições ambientais, dieta, sexo e estresse. A escolha da suplementação de vitamina C pode ser feita tanto por oferta de capimTangola quanto por oferta de ácido ascórbico sintético, pois ambos não alteraram a hematologia e a clínica dessa espécie, mas a gramínea colabora para uma melhor condição de vida em cativeiro, atuando como suplementação nutricional e enriquecimento ambiental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SobrinhoA. P.; TakeutiV. Y.; ParreirasL. P.; OlympioL. B.; DacasaJ. A. L.; da CunhaL. E. R. Avaliação hematológica e clínica da espécie cavia porcellus criada em biotério de criação suplementada com capim tangola e ácido ascórbico sintético. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 45-46, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET