Avaliação da eficiência de um protocolo de colheita de sangue em matadouro frigorifico no momento da sangria como parte preliminar para diagnóstico da brucelose bovina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lourival Souza Silva Júnior
Bianca Pimentel Silva
Diana de Oliveira Silva Azevedo
Marcus Paulo de Matos Maturino
Robson Bahia Cerqueira
Renan Luiz Albuquerque Vieira

Resumo

A brucelose é uma enfermidade infecto-contagiosa causada por um microrganismo do gênero Brucella, que acomete animais domésticos, silvestres e humanos. Tem distribuição mundial e ocasiona consideráveis perdas econômicas para a população bovina. Está presente na lista da Organização Mundial de Saúde, com notificação obrigatória. Em bovinos, o agente etiológico é a Brucella abortus que são cocobacilos gram negativos, intracelulares facultativos, imóveis e não esporulados, causadores de abortamento no estágio final da gestação e altas taxas de infertilidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva JúniorL. S.; SilvaB. P.; AzevedoD. de O. S.; MaturinoM. P. de M.; CerqueiraR. B.; VieiraR. L. A. Avaliação da eficiência de um protocolo de colheita de sangue em matadouro frigorifico no momento da sangria como parte preliminar para diagnóstico da brucelose bovina. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 90-91, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET