Avaliação da parasito fauna durante o período chuvoso em tilápias do nilo (oreochromis niloticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do brejo paraibano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria das Graças da Silva Bernardino
Tercio Iuri Carvalho Bezerra
Deborah Castro
Maria vanuza Nunes de Meireles
Fabiana Satake

Resumo

As variações climáticas promovem alterações na qualidade da água, além da adição de fatores estressantes que predispõem a proliferação de organismos patogênicos. Por isso, o monitoramento da sanidade dos peixes é essencial para saber quais ectoparasitas estão presentes na produção, para que possa ser realizado um manejo profilático, evitando altas infestações. Em virtude disso, o trabalho caracterizou a fauna parasitária durante o período chuvoso em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do Brejo paraibano. Foram selecionadas três pisciculturas de sistema intensivo, localizadas na microrregião do Brejo Paraibano, sendo capturados dez exemplares em cada piscicultura. As coletas foram realizadas durante o período chuvoso da região. Em cada espécime, foi realizado o exame clínico, raspado de muco e brânquias, coleta dos arcos branquiais e necropsia. No exame clínico, a maioria dos peixes apresentou aumento na produção de muco, sendo esta alteração geralmente associada à ectoparasitoses. Foram encontrados os seguintes parasitos: Trichodina spp.; Piscinoodinium pillulare; Epistyli ssp.; Monogenea; Dolop ssp.; Lernea spp. A Trichodina spp. é um protozoário ciliado, ectoparasita de pele e brânquias. Os seus movimentos giratórios sobre as brânquias e tegumento do hospedeiro promovem injúrias que servem como portas de entrada para infecções secundárias. Os monogenóides são helmintos hermafroditas, encontrados principalmente fixados na superfície do corpo e brânquias do hospedeiro, causando aumento na secreção de muco e alterações nas brânquias que podem levar a dificuldade respiratória e morte. O Piscinoodinium pillulare é um protozoário que invade o tegumento e brânquias, causando hemorragias petequiais no tegumento, hiperplasia branquial, dificuldade respiratória e morte. Os Epistyli ssp. são ciliados sésseis e coloniais, encontrados na superfície do corpo e brânquias dos peixes, provocando produção excessiva de muco, hemorragias no tegumento e brânquias, podendo resultar em morte por asfixia. Os crustáceos, encontrados na superfície do corpo, ou alojados nas brânquias e cavidades nasais, possuem estruturas de fixação que podem causar isquemia branquial, destruição de tecidos e redução na taxa de crescimento. Além disso, são vetores importantes de doenças de etiologia viral. Os ectoparasitas encontrados durante o período chuvoso em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do Brejo Paraibano foram: Trichodina spp.; Piscinoodinium pillulare; Monogenea; Dolop ssp.; Epistyli ssp.; Lernea spp. Os parasitos encontrados geralmente estão associados a altas taxas de mortalidade, por isso o diagnóstico, prevenção e tratamento são essenciais no manejo profilático da piscicultura.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BernardinoM. das G. da S.; BezerraT. I. C.; CastroD.; de MeirelesM. vanuza N.; SatakeF. Avaliação da parasito fauna durante o período chuvoso em tilápias do nilo (oreochromis niloticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do brejo paraibano. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 43-43, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET