Avaliação da infestação por protozoários ciliados do gênero trichodina spp. Em tilápias do nilo (oreochromis ni loticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do brejo paraibano

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria das Graças da Silva Bernardino
Tercio Iuri Carvalho Bezerra
Deborah Castro
Maria Vanuza Nunes de Meireles
Fabiana Satake

Resumo

A Trichodina spp. é um protozoário ciliado presente em quase todos os ambientes de cultivo piscícola, parasitando principalmente tegumento e brânquias. Em infecções maciças, estes parasitos podem causar grandes prejuízos ao produtor, pois seus movimentos giratórios promovem lesões que predispõem a infecções secundárias. Em virtude disso, o trabalho caracterizou a infestação de parasitos do gênero Trichodina spp. em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do Brejo paraibano. Foram selecionadas três pisciculturas de sistema intensivo, localizadas na microrregião do Brejo Paraibano, nas quais foram capturados dez exemplares por piscicultura. Em cada espécime, foram efetuados raspados de muco e brânquias, que foram acondicionados em formol a 5%. Para a quantificação dos parasitos, foram analisadas cinco alíquotas (0,75mL) em câmara de McMaster, em microscopia óptica na objetiva de (10X). Os índices de parasitismo foram calculados com os parâmetros: Taxa de Prevalência = número de peixes parasitados/número de peixes examinados; Intensidade Média = número total de parasitos/número de peixes parasitados; Abundância Média = Número Total de parasitos na amostra/número de peixes examinados. Cada piscicultura foi avaliada individualmente, em seguida foram calculados os valores médios das três pisciculturas. Após a análise, constatou-se que 29 dos 30 peixes examinados estavam parasitados pela Trichodina spp., correspondendo a uma taxa de prevalência de 96,66%. Nas amostras de muco, 26 peixes estavam parasitados, sendo observadas no total 481 Trichodinas spp.; com média de 160,33 parasitos por piscicultura. Nas amostras de brânquias, 29 peixes estavam parasitados, sendo observados um total de 1600 Trichodinas spp.; com média de 533,33 parasitos por piscicultura. Os valores médios dos índices de parasitismo nas amostras de muco: a taxa de prevalência foi de 86,67%; intensidade média de 16,41 e abundância média de 16,03. Nas amostras de brânquias, a taxa de prevalência foi de 96,67%; intensidade média de 16,41 e abundância média de 16,03. Ou seja, o parasita Trichodina spp. foi encontrado em alta prevalência, principalmente nas brânquias (96,67%), quando comparadas com os resultados de raspado de muco (86,67%).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BernardinoM. das G. da S.; BezerraT. I. C.; CastroD.; de MeirelesM. V. N.; SatakeF. Avaliação da infestação por protozoários ciliados do gênero trichodina spp. Em tilápias do nilo (oreochromis ni loticus) provenientes de cultivo intensivo na microrregião do brejo paraibano. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 42-43, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET