Anticorpos naturais e quantificação de lactobacilos em tilápias do nilo (oreochromis niloticus) com diferentes pesos corporais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Silas Fernandes Eto
Marina Shimada
Anna Leonelli Pires de Campos
Paulo Marcusso
Gustavo Claudiano
Jefferson Yunis
Dayanne Fernandes
Rogério Salvador
Flávio Ruas de Moraes

Resumo

Foi pesquisada a presença de anticorpos naturais da classe IgM anti-hemácia de coelho, os quais foram correlacionados com o número total de lactobacilos presentes na flora intestinal em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) em diferentes pesos corporais. Quarenta e cinco peixes foram separados em três grupos experimentais compostos por 15 peixes/grupo: grupo I (50 gramas), grupo II (100g) e Grupo III (150g). Após o acondicionamento e estabilização dos peixes, amostras de sangue total foram coletadas e processadas para a extração de plasma e soro, para a titulação sérica dos anticorpos anti-hemácia de coelho, expressos em log2, através do método de hemoaglutinação. Títulos de anticorpos séricos anti-hemácia de coelho foram detectados e, quando analisados, observou-se uma diminuição dos títulos séricos, conforme o aumento do peso corporal, apresentando diferença estatística entre o grupo I e III onde (p>0,05). Da mesma forma ocorreu com as análises quantificativas dos lactobacilos intestinais, que apresentaram o mesmo padrão da curva dos anticorpos, diferindo estatisticamente entre o grupo I e III (p>0,05). A correlação entre as variáveis foi positiva. A correlação positiva encontrada entre o aumento do peso corporal e a diminuição dos anticorpos específicos para RBC reflete uma alteração do estímulo antigênico com a mudança das bactérias lácteas na microbiota intestinal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
EtoS. F.; ShimadaM.; Pires de CamposA. L.; MarcussoP.; ClaudianoG.; YunisJ.; FernandesD.; SalvadorR.; Ruas de MoraesF. Anticorpos naturais e quantificação de lactobacilos em tilápias do nilo (oreochromis niloticus) com diferentes pesos corporais. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 42-42, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET