Peso relativo do baço em frangos de corte machos submetidos ao estresse cíclico por calor

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Heloisa Litz
Naiara Simarro Fagundes
Cristiane Ferreira Prazeres Marchini
Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento
Evandro de Abreu Fernandes
Paula Luiza Alves Pereira Andrada Silva

Resumo

No presente trabalho foi avaliado o efeito do estresse cíclico por calor durante uma hora em diferentes idades de desafio sobre o peso relativo do baço de frangos de corte. Foram utilizados 840 pintinhos machos da linhagem CobbAvian48TM, alojados no primeiro dia de vida em esquema fatorial 4 x 4 em quatro idades de desafio (condições naturais de temperatura e umidade, estresse cíclico por calor de 16 a 21 dias, de 22 a 42 dias e de 16 a 42 dias) e quatro épocas (21, 28, 35 e 42 dias de idade). Aos 21, 28, 35 e 42 de as de vida foram abatidas seis aves e foi efetuada a pesagem, em gramas, do baço e calculada a sua porcentagem em relação ao peso vivo. Nas diferentes idades de desafio o estresse cíclico de uma hora não influenciou a porcentagem de baço (p>0,05). A porcentagem de baço aos 35 dias foi maior em relação aos 21e 28 dias, porém não diferiu da porcentagem do órgão encontrada aos 42 dias. O
estresse cíclico por calor durante uma hora não causa prejuízo na porcentagem de baço independentemente da idade em que frangos de corte machos são desafiados. O desenvolvimento do baço dentro das idades estudadas (21, 28, 35 e 42 dias) situou-se dentro do fisiologicamente esperado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LitzF. H.; Simarro FagundesN.; Ferreira Prazeres MarchiniC.; Bueno de Mattos NascimentoM. R.; de Abreu FernandesE.; Alves Pereira Andrada SilvaP. L. Peso relativo do baço em frangos de corte machos submetidos ao estresse cíclico por calor. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 59-60, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET