Avaliação do diagnóstico precoce de gestação com avaliações citológicas do epitélio vaginal em ovelhas da raça Santa Inês

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lívia Paola Silva Petroski
Adelmo Ferreira de Santana
Deocles da Silva Teixeira

Resumo

O diagnóstico de prenhez com a análise citológica e histológica do tecido
epitelial da vagina é de grande importância para a confirmação da gestação e, em caso negativo, o aproveitamento do ciclo estral do animal. A análise da citologia vaginal utilizada pela medicina veterinária como diagnóstico de gestação em ovelhas é um método rápido, eficiente e econômico, pode ser realizado em um esfregaço vaginal e preparação de lâminas para observação microscópica.
As células do tecido epitelial vaginal são classificadas em basais, parabasais, intermediárias, superficiais com núcleo e superficiais anucleadas. Este trabalho foi realizado na Fazenda Experimental da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, localizada no município de Entre Rios, Bahia, Brasil, no mês de abril de 2012.Foram utilizadas quarenta ovelhas da raça Santa Inês, na fase de lactação, amamentação, vazia e prenhe, para descrever o perfil citológico nas fases do ciclo estral. Os esfregaços vaginais foram corados pelo método de Papanicolau. As lâminas foram observadas ao microscópico óptico
com aumento de 400X para a visualização das características morfológicas
e tintoriais das células epiteliais ao longo do ciclo estral. As células foram
classificadas em quatro tipos: parabasais, intermediárias, superficiais nucleadas e superficiais anucleadas. Os resultados foram expressos na forma de média e desvio-padrão. Os dados foram submetidos ao teste de Tukey (p<0,05). Nas ovelhas gestantes houve predominância das células parabasais (58,93%) e nas ovelhas não gestantes, das células superficiais anucleadas (81,82 %). Conclui-se que a citologia vaginal é uma técnica que pode ser uma alternativa para auxiliar o controle reprodutivo das ovelhas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva PetroskiL. P.; Ferreira de SantanaA.; da Silva TeixeiraD. Avaliação do diagnóstico precoce de gestação com avaliações citológicas do epitélio vaginal em ovelhas da raça Santa Inês. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 56-56, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET