Comparação da eficiência de duas técnicas de coloração na detecção de cryptosporidi um em amostras fecais de duas espécies de jararacas mantidas em cativeiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fernanda Gatti de Oliveira Nascimento
Fernando Cristino Barbosa
Renata Dias Rodrigues
Heloisa Castro Pereira
Lara Reis Gomes
Rafael Rocha de Souza

Resumo

Foi comparada a eficiência de duas técnicas de coloração, Ziehl-Neelsen modificado e Safranina modificada, para Cryptosporidium sp. em amostras fecais de duas espécies de Jararacas criadas em cativeiro. Cryptosporidium é um protozoário de carácter cosmopolita, oportunista, que acomete varias espécies, classificado dentro do filo Apicomplexa, e suas espécies parasitam as microvilosidades das células epiteliais do trato gastrointestinal. A localização desse protozoário caracteriza-se por ser intracelular, porém extracitoplasmático. Diferentemente de outros organismos, nos quais as infecções por Cryptosporidium são autolimitantes em indivíduos imunocompetentes, a criptosporidiose em répteis é frequentemente crônica e pode ser letal para serpentes. A sintomatologia causada por esse protozoário em serpentes relaciona-se com a gastrite crônica, anorexia, regurgitação pósprandial, letargia, edema na região mediana do corpo e perda de peso. Foram coletadas 26 amostras de fezes de serpentes, distribuídas entre duas espécies de Jararacas, seis Bothrops moojeni e vinte Bothrops atrox, todos adultos e mantidos em cativeiro. Cerca de 0,5 a 1g de fezes por animal foi diluída em 10ml de água deionizada, colocada em tubo plástico com capacidade de 15ml. O material foi centrifugado a 750xg por dez minutos; em seguida, o sobrenadante foi descartado e o sedimento foi retirado com o auxílio de uma espátula de madeira, e confeccionados dois esfregaços finos de fezes para cada animal. Após a fixação com metanol, as lâminas foram submetidas às técnicas de Ziehl-Neelsen modificada e Safranina modificada. Para a leitura da lâmina, foi utilizado óleo de imersão e objetiva no aumento de 100x. Das 26 amostras examinadas, cinco (19,2%) foram positivas na técnica da Safranina modificada e 21 foram negativas. Na técnica de Ziehl-Neelsen modificada, três (11,5%) foram positivas e 23 foram negativas. Não houve diferença estatisticamente significativa (p>0,001) entre as duas técnicas, sendo que a Safranina modificada apresentou maior número de amostras positivas. Concluiu-se que a infecção pelo Cryptosporidium sp. está presente nesse serpentário, e que a técnica da Safranina modificada foi mais eficiente no diagnóstico de oocistos de Cryptosporidium sp. nas amostras fecais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NascimentoF. G. de O.; BarbosaF. C.; RodriguesR. D.; PereiraH. C.; GomesL. R.; de SouzaR. R. Comparação da eficiência de duas técnicas de coloração na detecção de cryptosporidi um em amostras fecais de duas espécies de jararacas mantidas em cativeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 38-38, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET