Anatomia da articulação temporomandibular e dos músculos da mastigação do tamanduá-bandeira (myrmecophaga tridactyla linnae us, 1758)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Damilys Joelly Sousa Santos
Lázaro Antonio dos Santos
Lucas de Assis Ribeiro
Zenon Silva
Alessandra Castro Rodrigues
Fabio Franceschini Mitri

Resumo

Foram descritas a anatomia da articulação temporomandibular (atm) e dos músculos da mastigação do tamanduá-bandeira, bem como as suas interações nos movimentos mandibulares, considerando-se que a atm em conjunto com os músculos da mastigação possui características específicas e fornece informações sobre o hábito alimentar e o comportamento individual de cada espécie. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, protocolo nº 039/11. A fixação dos animais foi realizada com solução aquosa de formaldeído a 10%, mediante injeções subcutânea, intravenosa, intramuscular e intracavitária, seguindo-se à imersão dos espécimes em recipientes contendo a mesma solução, por um período mínimo de 48 horas. A atm e os músculos da mastigação foram dissecados e descritos morfologicamente, com base na International Committee On Veterinary Gross Anatomical Nomenclature (2012). O tamanduá-bandeira apresenta uma morfologia plana da atm e quatro músculos da mastigação: temporal, masseter, pterigóideo medial e pterigóideo lateral. Esses músculos possuem inserção em diferentes pontos da mandíbula e, de acordo com a forma da sua atm, não realizam movimentos mandibulares amplos, adaptados à condição de edentado total desse espécime. Os músculos temporais e masseter estão envolvidos nos movimentos de deslizamento da mandíbula; o pterigóideo medial aproxima medial e dorsalmente a mandíbula em direção à maxila e o pterigóideo lateral aproxima as extremidades da articulação temporomandibular entre si. Em conclusão, os músculos da mastigação do tamanduá-bandeira seguem a morfologia geral dos mamíferos e atuam na estabilização da mandíbula e nos movimentos de deslizamento mandibular durante seu processo alimentar, com discreta abertura e fechamento de boca.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosD. J. S.; dos SantosL. A.; RibeiroL. de A.; SilvaZ.; RodriguesA. C.; MitriF. F. Anatomia da articulação temporomandibular e dos músculos da mastigação do tamanduá-bandeira (myrmecophaga tridactyla linnae us, 1758). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 33-34, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET