Avaliação clínica e histológica da cicatrização cutânea na síntese de cadelas submetidas à osh utilizando o metil-2-cianocrilato

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Washington Luiz Assunção Pereira
Cristina Santos de Nazaré

Resumo

A partir de 1969, surgiram os adesivos de cianocrilatos com boas perspectivas de resultados, por apresentarem boa adesão dos tecidos e serem de uso simples e rápido. Foi avaliada a propriedade do metil-2-cianocrilato na síntese cirúrgica de cadelas submetidas a ovariosalpingohisterectomia (OSH) e sua inter-relação na evolução da cicatrização. Utilizou-se dez cadelas, provenientes do canil da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde cada fêmea foi submetida, no pré-operatório, à medicação pré-anestésica com acepromazina na dose de 0,1mg/kg de peso corpóreo por via IV, procedendo- se então, a depilação da região ventral do abdome e, finalmente, a anestesia geral com ketamina na dose de 2-4mg/kg de peso corpóreo. No transoperatório, realizou-se laparotomia pós-umbilical seguindo a linha alba, seguindo com os procedimentos de OSH. A incisão da laparotomia foi suturada com nylon 4.0 e a dermorrafia com o metil-2-cianocrilato. No pós-operatório a ferida operatória, recebeu curativos diários com iodo e a administração de cetoprofeno a 1% (0,2ml/kg) e enrofloxacina a 2,5% (0,2ml/ kg), ambos por via subcutânea (SC). Para a avaliação histológica, amostras de pele abrangendo a área de incisão cirúrgica, estendendo por 0,3 a 0,5cm em cada lado do bordo cirúrgico foram colhidas por animal às 24, 48, 72 e 96 horas e nos dias 7, 14 e 21 seguintes a cirurgia. As amostras foram fixadas em solução de Bouim, processadas e coradas pela hematoxilina e eosina. Os resultados da avaliação clínica realizada no período pós-operatório mostraram que dos dez animais utilizados no experimento, seis (60%) tiveram cicatrização completa; desses um animal apresentou presença de secreção, mas a ferida operatória manteve-se integra. Três animais (30%) tiveram deiscência completa, ocorrendo principalmente nas cadelas que apresentaram caráter indócil e um animal com (10%) deiscência parcial. A avaliação histológica revelou: 24h, áreas mais superficiais infiltrada por pequena quantidade de neutrófilos e em menor intensidade no tecido conjuntivo dermal; 48h, discreta reação inflamatória, presença de tecido de granulação recente com fibroblastos volumosos; 72h, o tecido de granulação, semelhante ao observado nas 48h, entretanto, já foi identificada a presença de neovascularização; 96h, aumento na fibrogênese e de brotos vasculares; 7º dia, ausência de reação inflamatória e presença de tecido de granulação recente com fibroblastos volumosos e bastante neovascularizado. Nesse estágio foi observada a epitelização do tecido; 14º dia, tecido de granulação com fibrócitos e alguns fibroblastos ativos, vasos já constituídos, ausência de reação inflamatória e presença de epitelização; 21º dia, tecido cicatricial com maturidade completa e ausência de processo inflamatório. O metil-2-cianocrilato propiciou bom resultado na dermorráfia de cães.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraW. L. A.; de NazaréC. S. Avaliação clínica e histológica da cicatrização cutânea na síntese de cadelas submetidas à osh utilizando o metil-2-cianocrilato. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 86-87, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET