Avaliação da eficácia anti-helmíntica do mebendazol e da associação de fenbendazol, pamoato de pirantel e praziquantel no tratamento de cães parasitados por ancylostoma spp

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Janilda Barros Santiago Oliveira
Leandro Branco Rocha
Adriana do Nascimento Sousa Farias
Apoxena Reis Soares Marafon
Eliane Ferreira da Mota
Fabiana Cristina Belchior de Sousa

Resumo

Em virtude da capacidade de causar danos, que podem ser fatais, no cão e do potencial zoonótico do Ancylostoma spp., é de extrema importância a avaliação os anti-helmínticos a fim de verificar se a sua eficácia se mantém elevada em doses recomendadas comercialmente. Assim, este trabalho avaliou a eficácia anti-helmíntica do Mebendazol e da associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e Praziquantel no tratamento de cães parasitados por Ancylostoma spp. na região de Bom Jesus-PI, avaliando a ausência de eliminação de ovos nas fezes e a reinfecção de cães tratados. Vinte animais foram tratados, sendo dez com o grupo A (Mebendazol) e dez com o grupo B (associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e praziquantel). Dos dez animais tratados com Grupo A, dois (20%) com 15 dias após a administração da 1ª dose foram negativos e 21 dias após a administração da 2ª dose, positivos; dois animais (20%) foram positivos no parasitológico feito 15 dias após a administração da 1ª dose e 21 dias após a 2ª dose apresentaram-se negativos. Três (30%) foram positivos tanto no parasitológico aos 15 dias da administração da 1ª dose, quanto no exame feito 21 dias da administração da 2ª dose e três (30%) foram negativos tanto no parasitológico aos 15 dias da administração da 1ª dose, quanto no efetuado 21 dias após a administração da 2ª dose. Dos dez animais tratados no Grupo B, dois (20%) com 15 dias após a administração da 1ª dose foram negativos e 21 dias após a administração da 2ª dose foram positivos. Oito (80%) foram negativos tanto no parasitológico aos 15 dias da administração da 1ª dose, quanto no parasitológico aos 21 dias da administração da 2ª dose. Os resultados obtidos mostraram que há ocorrência de reinfecção após os tratamentos. O Mebendazol nas doses utilizadas não apresentou boa eficácia contra Ancylostoma spp. Já a associação de Fenbendazol, Pamoato de Pirantel e Praziquantel foi eficaz nas doses utilizadas, sendo, portanto, indicado a sua utilização para o tratamento de cães parasitados por Ancylostoma spp.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraJ. B. S.; RochaL. B.; FariasA. do N. S.; MarafonA. R. S.; da MotaE. F.; de SousaF. C. B. Avaliação da eficácia anti-helmíntica do mebendazol e da associação de fenbendazol, pamoato de pirantel e praziquantel no tratamento de cães parasitados por ancylostoma spp. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 87-88, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET