Determinação dos valores séricos de ureia e creatinina em cavalos brasileiro de hipismo clinicamente sadios da cidade de salvador, Bahia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francilene Silva Santos
José Eugênio Guimarães
Paulo Ferreira Matos
Geyanna Dolores Lopes Nunes
Ticianna Conceição Vaconcelos

Resumo

O cavalo Brasileiro de Hipismo (BH) foi criado na década 70 e sua associação foi fundada em 1977. Desde então vem se firmando como uma raça de tendências mundiais para o hipismo. Muito embora a literatura estudada seja escassa, os trabalhos têm demonstrado a importância da determinação de ureia e creatinina, no diagnóstico e prognóstico das enfermidades renais, refletindo a regulação e excreção de produtos terminais do metabolismo orgânico. Assim, o presente estudo determinou os níveis séricos de ureia e creatinina em equinos clinicamente sadios da raça BH na cidade de Salvador-BA. Foram coletadas amostras de sangue (soro) de 66 cavalos BH clinicamente sadios, dos quais 44 machos e 22 fêmeas, com idade entre cinco e 18 anos, peso entre 340 a 495 quilogramas, procedentes do Esquadrão da Polícia Montada da PMBA. A metodologia empregada para a análise da ureia foi a da urease modificada com reação de ponto final, enquanto que para a creatinina foi utilizado o método Cinético-Jaffé modificado (Kit comercial Dolles®). Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva simples e a diferença entre os sexos foi comparada pelo teste t de Student, com nível de significância de 5% (p<0,05). A média geral de ureia foi 29,89mg/dl, com desvio padrão (DP) de 5,92, enquanto a de creatinina foi 1,5mg/dl (DP 0,22). A média de ureia para machos e fêmeas foi, respectivamente, 30,20mg/dl (DP 5,86) e 29,26mg/dl (DP 6,13), já para a creatinina foi de 1,53mg/dl (DP 0,22) e 1,45mg/dl (DP 0,22). Considerando-se a estatística aplicada não houve diferença significativa (p>0,05) entre sexos para os parâmetros analisados. Os valores encontrados de ureia e creatinina séricas em equinos adultos da raça BH poderão ser usados como os de normalidade para monitorar animais enfermos, considerando-se as condições e protocolo instituídos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosF. S.; GuimarãesJ. E.; MatosP. F.; NunesG. D. L.; VaconcelosT. C. Determinação dos valores séricos de ureia e creatinina em cavalos brasileiro de hipismo clinicamente sadios da cidade de salvador, Bahia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 71-71, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET