Avaliação in vitro da atividade de extratos aquosos de plantas medicinais sobre a inibição da eclosão de ovos de ancylostoma caninum

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alita Ruth Ferraz de Lucena
Grace Barbosa dos Santos
Luciano Nunes Sousa
Raphael Amorim de Oliveira
Aldrin Vila Nova Silva
Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva

Resumo

Foi avaliada a eficácia do melão-de-são-caetano (Mormodica charantia L., folhas), jerimum (Cucurbita pepo, sementes) e mamão (Carica papaya L., sementes) sobre a inibição da eclosão de ovos de Ancylostoma caninum. As infusões foram testadas em ensaios coproparasitológicos in vitro, utilizando-se a técnica modificada de cultivo de larvas. No Laboratório de Fisiologia Animal do CCA da UNIVASF, as plantas foram secas e trituradas, obtendo-se o pó para preparação de infusões nas concentrações de 10 e 25%, testadas em dois ensaios, em triplicata, preparados com 2g de fezes, 2g de serragem e 2ml do extrato. Em cada ensaio as amostras foram divididas em 5 grupos: (G1) controle (pamoato de pirantel 348mg+praziquantel 30mg); (G2) branco (água destilada); (G3) melão-de-são-caetano; (G4) semente de jerimum e; (G5) semente de mamão. As fezes foram coletadas de sete cães adultos, SRD, positivos para A. caninum, nas comunidades rurais N2 e C1 de Petrolina-PE. Para a contagem de ovos/grama/fezes, foi utilizada a técnica McMaster, modificada, selecionando-se as amostras de fezes que possuíssem acima de 1000 ovos. Estas foram colocadas em recipiente plásticos e incubadas por sete dias em caixa de isopor. Após este período, os coletores foram completados com água destilada, invertidos, formando-se um ângulo de 30ºe colocados em repouso por 24h. Em seguida coletou-se 0,5ml do líquido para contagem das larvas em microscópio óptico. O percentual de eficácia para as concentrações de 10% foi (G3: 0,0), (G4: 0,0) e (G5: 0,0) e 25% (G3: 78,0), (G4: 100,0) e (G5: 0,0). Na concentração de 25% o melão-de-são-caetano apresentou baixa eficácia, o mamão foi ineficaz e o jerimum foi eficaz de acordo com a World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology. A semente de jerimum é uma alternativa natural e eficaz no combate de Ancylostoma em cães.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de LucenaA. R. F.; dos SantosG. B.; SousaL. N.; de OliveiraR. A.; SilvaA. V. N.; SilvaF. M. F. M. Avaliação in vitro da atividade de extratos aquosos de plantas medicinais sobre a inibição da eclosão de ovos de ancylostoma caninum. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 90-90, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET