Avaliação paramétrica em cães submetidos à aplicação da mistura de hidrocloreto de xilazina, citrato de fentanila e ketamina para indução/manutenção da anestesia geral

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Venilton José Siqueira
Walter Octaviano Bernis Filho
Aguinaldo Christian Siqueira
Paulo Afonso da Silveira Ferreira
Fernando Gomes Fernandes
Iaciara Araújo Ferreira

Resumo

Foi estudado o comportamento paramétrico de cães submetidos à indução/ manutenção da anestesia geral pela mistura de hidrocloreto de xilazina a 2% na dose de 3mg/kg, associado a 15mg/kg de hidrocloreto de ketamina, 0,044mg/kg de sulfato de atropina e 0,4 mg/kg de citrato de fentanil. Cinquenta cães provenientes do ambulatório clínico do Hospital Veterinário Universitário, com indicações cirúrgicas variadas, foram submetidos a avaliação clínica pré-operatória seguindo-se o protocolo do HVU. Cada um, a seu tempo, recebeu a mistura pela via intramuscular. Foram avaliados o tempo de latência e os parâmetros fisiológicos, como eletrocardiograma, oximetria de pulso, capnometria, pressão arterial, frequência cardíaca, respiratória e temperatura corporal, bem como o nível de anestesia mediante pesquisa de reflexos protetores.Após arreflexia, os pacientes foram intubados com tubos de calibres apropriados, respirando sob circuito semifechado O2+N2O. Todos os parâmetros foram mensurados em intervalos de dez minutos e registrados em protocolo do Hospital Veterinário. A  média de duração da dose primária foi de 60 minutos, dependendo do grau de estimulação. Todos os parâmetros se comportaram de forma a não exceder 10% de seu valor basal. Conclui-se que a mistura é bastante viável para sua utilização em cirurgias ambulatoriais ou mesmo em nível de centro cirúrgico, devido à ausência de intercorrências de quaisquer natureza.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SiqueiraV. J.; Bernis FilhoW. O.; SiqueiraA. C.; FerreiraP. A. da S.; FernandesF. G.; FerreiraI. A. Avaliação paramétrica em cães submetidos à aplicação da mistura de hidrocloreto de xilazina, citrato de fentanila e ketamina para indução/manutenção da anestesia geral. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 90-91, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET