Comparação de duas técnicas de diagnóstico Para demodex sp. Em cães atendidos no hospital Veterinário da unime – lauro de freitas-ba

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Camila Bobel Rodriguez Gonzalez
Ana Rosa dos Santos Otero
Aline da Trindade Quintela
Marta Vasconcelos Bittencourt

Resumo

A demodicose é uma dermatopatia de grande ocorrência e importância na clínica médica de pequenos animais. Essa patologia é causada pelo Demodex canis, um ácaro que faz parte da biota normal dos animais e habita os folículos pilosos e glândulas sebáceas. O principal teste para diagnóstico da demodicose atualmente é o parasitológico por raspado cutâneo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a sensibilidade de um método diagnóstico alternativo, o parasitológico por impressão em fita adesiva, por ser um método menos invasivo e traumático para o animal, e menos agressivo aos olhos do proprietário. Foram utilizados 22 cães suspeitos de demodicose atendidos na rotina do hospital veterinário da Unime, em Lauro de Freitas–Bahia. Observou-se que 64% (14) dos cães foram negativos para Demodex canis, enquanto que 36% (8) mostraram-se positivos no parasitológico por raspado cutâneo, enquanto que o parasitológico cutâneo realizado pela impressão em fita adesiva mostrou-se superior para o diagnóstico da demodicose canina, sendo 55% (12) negativos e 45% (10) com a presença do ácaro Demodex canis.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GonzalezC. B. R.; OteroA. R. dos S.; QuintelaA. da T.; BittencourtM. V. Comparação de duas técnicas de diagnóstico Para demodex sp. Em cães atendidos no hospital Veterinário da unime – lauro de freitas-ba. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 96-96, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET