Complicações recorrentes da técnica de Prostatectomia total como tratamento Alternativo para retirada de abscesso Prostático em cão - relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Aline Rodrigues Lemes
Arielly Rodrigues de Lima
Neryssa Alencar de Oliveira
Mário Henrique Teodoro de Souza
Severiana Cândido Mendonça Cunha Carneiro
Neuza Margarida Paulo

Resumo

É relatado o caso clínico de um cão macho, não castrado, da raça Teckel, com 14 anos, pesando 4,250kg. O paciente foi atendido no setor de clínica e cirurgia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG) com histórico de hematúria. O diagnóstico presuntivo foi de prostatomegalia e, para melhor análise do caso, foi solicitada a ultrassonografia da região abdominal, sendo o resultado sugestivo de prostatopatia (abscesso prostático/neoplasia). O paciente foi encaminhado ao setor de cirurgia para a realização de uma orquiectomia. Após um mês, apresentava sinais de hiporexia e urina purulenta, foi submetido a novos exames de bioquímica sérica e hemograma para a realização da cirurgia de prostatectomia total, porém não houve melhoras no quadro pós-operatório, sendo submetido a uma reintervenção cirúrgica, mediante complicações recorrentes desta técnica, o paciente foi submetido à eutanásia. A conclusão foi que os riscos da utilização da técnica para tratamento eletivo em abscesso prostático são grandes devido às suas inúmeras complicações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LemesA. R.; de LimaA. R.; de OliveiraN. A.; de SouzaM. H. T.; CarneiroS. C. M. C.; PauloN. M. Complicações recorrentes da técnica de Prostatectomia total como tratamento Alternativo para retirada de abscesso Prostático em cão - relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 97-97, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET