Avaliação de cromatina de espermatozoides bovinos usando análise de imagem computacional de esfregaços corados com azul de toluidina e o citômetro de fluxo (SCSA)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucas Soares Braga
Brenda Matos Fernandes
Muller Carrara Martins
Marcelo Emilio Beletti
Benner Geraldo Alves
Aline Costa de Lúcio

Resumo

A capacidade de fecundação dos espermatozoides está relacionada à alguns aspectos funcionais importantes, como a motilidade progressiva, capacitação, reação acrossomal e habilidade de ligação e penetração no ovócito e posterior desenvolvimento embrionário. O objetivo deste estudo foi realizar a comparação entre dois métodos distintos de avaliação de cromatina espermática. Uma vez que alterações em nível de DNA espermático não interferem em grande escala na fecundação de ovócitos, mas sim em seu desenvolvimento até o estágio de blastocisto. Por meio do método de análise computacional de esfregaços corados em azul de toluidina (AT) e também pelo método de citometria de fluxo (SCSA) foram avaliados ejaculados de dois touros pós-insulação escrotal a fim de evidenciar os defeitos de cromatina ocasionados por tal injúria térmica. Após coletadas as amostras de sêmen pós-insulação, foram confeccionadas lâminas de microscopia para a avaliação de cromatina em AT, e preparadas amostras para a avaliação por SCSA. Verificou-se que a descompactação cromatínica identificada pela avaliação computacional de esfregaços de sêmen corados com AT quase não detecta mudanças ao longo do tempo de insulação, não demonstrando piora e nem melhora na qualidade do sêmen com o decorrer do tempo. Já ao SCSA, demonstra um pico de células danificadas, por volta dos dias 14 aos 35 de insulação, mostrando que existe um período crítico no qual há maior número de espermatozoides danificados. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que o SCSA é o método mais indicado para identificação da descompactação da cromatina, devido à maior eficácia de resultados e à um maior número de espermatozoides avaliados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BragaL. S.; FernandesB. M.; MartinsM. C.; BelettiM. E.; AlvesB. G.; LúcioA. C. de. Avaliação de cromatina de espermatozoides bovinos usando análise de imagem computacional de esfregaços corados com azul de toluidina e o citômetro de fluxo (SCSA). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 65-66, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET