Comando de saúde pública do exército dos eua e corpo de saúde da academia militar das agulhas negras: saúde única e Medicina Veterinária militar rumo ao futuro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Otavio Augusto B. Soares
Carlos Henrique C. de Campos
Beatriz Helena F. F. T. Ferreira
Rubens Fabiano S. Prado
Adriana Mendonça Gallotti

Resumo

O conceito de saúde única, preconizado atualmente por organizações mundiais respeitadas como a Organização Mundial da Saúde e já utilizado por algumas Forças Armadas, procura demonstrar a indissociável ligação que existe entre a saúde humana, animal e ambiental. A criação do Comando de Saúde Pública (USAPHC) no Exército dos EUA, em 2010, e o Corpo de Saúde da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), organização do Exército Brasileiro (EB), em 2012, foram iniciativas marcantes de fortalecimento deste conceito dentro de seus respectivos âmbitos. O presente trabalho objetivou traçar um paralelo entre as causas que motivaram a criação e as atribuições destes dois órgãos, com ênfase na aplicação dos conceitos de saúde única. O USAPHC foi criado pela amalgamação do Centro de Promoção de Saúde e Medicina Preventiva e o Comando de Veterinária norte-americanos, com o objetivo de prover conhecimento e ações integradas nos campos de medicina operacional preventiva, saúde ambiental, epidemiologia, vigilância de zoonoses e proteção dos alimentos. O Corpo de Saúde da AMAN foi criado pela junção de seus Hospital Escolar e Hospital Veterinário, com o objetivo de promover ações integradas nos campos de medicina preventiva e curativa, nas esferas clínica, cirúrgica, laboratorial, de proteção dos alimentos e controle de enfermidades zoonóticas. O USAPHC vem possibilitando a aplicação dos conceitos de saúde única, como pode ser evidenciado no relato de suas ações, em seu periódico One Health. No EB, a criação do Corpo de Saúde, assim como a utilização dos conceitos de biossegurança, recentemente regulados pelo Ministério da Defesa, possibilitaram a criação do Programa de Biossegurança da AMAN (ProBio), que apesar de recente, mostrou impactos positivos sobre os indicadores de saúde e as práticas educacionais deste estabelecimento. Conclui- se que as duas iniciativas aproximam as práticas de saúde do USARMY e da AMAN dos conceitos modernos de saúde única.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SoaresO. A. B.; CamposC. H. C. de; FerreiraB. H. F. F. T.; PradoR. F. S.; GallottiA. M. Comando de saúde pública do exército dos eua e corpo de saúde da academia militar das agulhas negras: saúde única e Medicina Veterinária militar rumo ao futuro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 62-62, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET