Avaliação in vitro da atividade anti-helmíntica de extratos, fração de saponinas e ácido betulínico de ziziphus joazeiro sobre nematoides tricostrongílideos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danilo Cavalcanti Gomes
Hélimar Gonçalves de Lima
Alexsandro Branco
Mariana Borges Botura
Ariádne Vieira Vaz
Maria José Moreira Batatinha

Resumo

O controle das nematodioses em caprinos tem sido alvo de estudos que objetivam encontrar substâncias naturais bioativas eficazes e com baixo risco de contaminação ambiental e aos produtos de origem animal. Este trabalho verificou o efeito in vitro de extratos e componentes de Ziziphus joazeiro (juazeiro) sobre nematoides gastrintestinais de caprinos. A atividade ovicida dos extrato bruto (EB), extrato aquoso (EA), extrato hexânico (EX), fração saponínica (FS) obtidos da casca de Z. joazeiro e do ácido betulínico (AB) sintético foi investigada utilizando-se o teste de inibição da eclosão de ovos. As concentrações testadas foram de 0,8; 1,2; 1,8; 2,7 e 4,0mg/ml para os EB, EA, EX e FS, enquanto que para o AB foram entre 0,5 a 1,0mg/ml. Os extratos com maior efeito ovicida foram também avaliados por meio do ensaio de inibição da migração larvar, utilizando-se a concentração de 4,0mg/ml. Apenas os EA e FS promoveram completa inibição da eclosão de ovos nas duas maiores concentrações, sendo que as CE50 de EA e FS corresponderam a 1,9 e 1,3mg/ml, respectivamente. Os maiores percentuais de inibição observados nos tratamentos com EB, EX e AB corresponderam a 79, 48 e 17%, respectivamente. Os EA e FS não apresentaram efeito inibitório sobre a migração larvar, não sendo verificada diferença significativa entre esses grupos e o controle negativo. Os resultados obtidos indicam que Z. joazeiro possui constituintes com potencial anti-helmíntico e que as saponinas possivelmente são responsáveis pelo efeito ovicida dessa espécie.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GomesD. C.; LimaH. G. de; BrancoA.; BoturaM. B.; VazA. V.; BatatinhaM. J. M. Avaliação in vitro da atividade anti-helmíntica de extratos, fração de saponinas e ácido betulínico de ziziphus joazeiro sobre nematoides tricostrongílideos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 61-61, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET