Avaliação do nível de conhecimento de discentes, técnicos e docentes da universidade federal do recôncavo da bahia a respeito dos riscos que estão sujeitos em laboratórios

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thaise Marques Alves
Sânora Caroline de Jesus Rocha
Lourival Souza Silva Júnior
Filipe Ramon Bacelar de Carvalho
Êvelin Santiago Vasconcelos dos Santos
Robson Bahia Cerqueira

Resumo

Considerando-se a importância da implantação e do cumprimento das normas de biossegurança nos laboratórios das Universidades, o presente trabalho avaliou o nível de conhecimento da biossegurança de discentes, docentes e técnicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro de 2012 e maio de 2013. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário de autopreenchimento juntamente com um termo de consentimento livre e esclarecido. O questionário continha 25 questões relativas a biossegurança, respondidas por 154 discentes, 18 docentes e 7 técnicos, somando 51% do total de profissionais e estudantes da instituição. Diante dos dados obtidos, observou- se que 97% discentes, 100% dos docentes e técnicos tinham conhecimento sobre biossegurança. Desses, 34% dos discentes, 72% dos docentes e 29% dos técnicos desenvolvem atividade de pesquisa nos setores da instituição. Em relação aos riscos, 88% dos discentes, 72% dos docentes e 29% dos técnicos atestam que há risco no setor em que trabalham. A carga horária prolongada acontece na realização das atividades de 31% dos discentes, 56% dos docentes e 43% dos técnicos. Atividades repetitivas são realizadas por 20% dos discentes, 44% dos docentes e 86% dos técnicos, podendo causar LER (Lesão por Exercício Repetitivo). Em relação ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), 36% dos discentes, 11% dos docentes e 14% dos técnicos acreditam que o laboratório oferece EPI’s necessários para proteção. Dos discente, 19% reportaram que já houve acidentes de laboratório, 33% entre os docentes e 29% entre os técnicos. A partir da análise dos dados conclui-se que, apesar dos indivíduos afirmarem ter conhecimento sobre biossegurança, bem como estarem cientes dos riscos, a ocorrência de acidentes, a atividade de carga horária prolongada e a lesão por exercício repetitivo, os entrevistados não estão totalmente cientes e seguros; sendo necessárias medidas educativas que sensibilizem a comunidade acadêmica sobre os riscos existentes e as formas de minimizá-los.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesT. M.; RochaS. C. de J.; Silva JúniorL. S.; CarvalhoF. R. B. de; Santos Êvelin S. V. dos; CerqueiraR. B. Avaliação do nível de conhecimento de discentes, técnicos e docentes da universidade federal do recôncavo da bahia a respeito dos riscos que estão sujeitos em laboratórios. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 55-56, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET