Avaliação da qualidade da água trata da e distribuída em uma unidade milita r do esta do do Rio de Janeiro no ano de 2012

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Adriana Mendonça Gallotti
Carlos Henrique Coelho de Campos
Beatriz Helena Felício Fuck Telles Ferreira
Rubens Fabiano Soares Prado
Otavio Augusto Brioschi Soares
Rafael Nunes Coutinho
Flavio dos Santos Marques
Rodrigo de Almeida Porto
Saimon Pinheiro Arantes

Resumo

De acordo com o Ministério da Defesa, a biossegurança tem assumido importante destaque no cenário mundial. Neste contexto, o Exército Brasileiro deve estar atento em relação à qualidade da água de consumo, uma vez que, são várias as doenças de veiculação hídrica que podem comprometer a saúde da tropa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água tratada e consumida em uma Unidade Militar do estado do Rio de Janeiro, no ano de 2012. A Port. 2914, de 2011, do Ministério da Saúde, é a norma que dispõe sobre a qualidade da água para consumo humano e estabelece obrigações de acordo com o número de pessoas providas por um sistema de abastecimento. No caso em questão, como se trata de uma população inferior a 50.000 habitantes, são necessários 10 pontos de monitoramento mensal da rede de distribuição. Ao longo do ano de 2012, as amostras foram submetidas às análises físico-químicas e microbiológicas no Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia da Unidade, sob a responsabilidade de um Médico Veterinário Militar. Em relação ao Cloro Residual Livre (CRL), 14,16% das amostras não apresentaram conformidade, no parâmetro turbidez foram 13,33% e partículas em suspensão, 14,16% em não conformidade. No que diz respeito às análises microbiológicas, houve crescimento de Coliformes Totais em 0,83% das amostras e não houve crescimento de Coliformes Termotolerantes. Esse crescimento pode ter ocorrido em função da ausência de CRL no ponto de distribuição. Considerando esses resultados pode-se deduzir que a biossegurança de suprimento da água da Unidade está comprometida. Para que os riscos de doenças sejam minimizados recomenda-se a implantação de um plano de gestão dos processos realizados na Estação de Tratamento de Água da Unidade, a manutenção do sistema de distribuição e a higienização dos reservatórios existentes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GallottiA. M.; CamposC. H. C. de; FerreiraB. H. F. F. T.; PradoR. F. S.; SoaresO. A. B.; CoutinhoR. N.; MarquesF. dos S.; PortoR. de A.; ArantesS. P. Avaliação da qualidade da água trata da e distribuída em uma unidade milita r do esta do do Rio de Janeiro no ano de 2012. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 11, n. 3, p. 53-53, 11.
Seção
RESUMOS CONBRAVET